Cidadania e as

Águas de Barão Geraldo
- 2007 -
 


No tocante à cidadania, as escolas brasileiras têm por hábito e tradição, o ensinamento federativo e global. Pretende-se formar cidadãos brasileiros com conhecimentos globais. É comum os alunos baronenses saírem da escola com alguns conhecimentos dos principais rios do mundo, das cordilheiras e bacias hidrográficas européias e noções da geografia asiática, mas não sabem o nome do ribeirão que passa ao lado da Escola Rio Branco, nem daquele rio da ponte do Guará e muito menos daquele que está sempre ali ao lado do Tilli Center, que anos atrás alagava e impedia o trânsito.

As escolas precisam formar cidadãos conscientes da situação de sua comunidade. Ensinar sobre o distrito, suas dimensões, sua geografia, recursos, problemas ambientais, situação política, social e cultural. Promover discussões para melhorias locais. Ir até os locais.

Para exercer a cidadania consciente é necessário ter envolvimento. A leitura ou palavras levam ao conhecimento, mas isto não basta, tem que haver envolvimento para o exercício da cidadania. Um exemplo marcante da falta de envolvimento, é o fato de que muitas crianças estão aprendendo que a poluição dos nossos rios são causadas por empresários inconseqüentes, mas de fato, esta poluição é causada quase que exclusivamente pelo esgoto doméstico. A participação industrial na poluição de nossos rios é pouca e a Cetesb visita, inspeciona e multa os infratores. Poucos baronenses sabem que em Barão Geraldo não tem tratamento de esgoto e desconhecem as consequências futuras da coleta de água.

Os baronenses precisam saber que o nosso distrito é um lugar muito agradável, conhecer as bacias hidrográficas, as divisas políticas e alagados. As matas, flora e fauna são ricas. Só o envolvimento com estes locais poderá despertar interesse e levar o baronense a uma cidadania consciente. Enquanto isto não acontecer, o distrito fica à mercê de interesses particulares e artimanhas políticas. Muita gente com boa intenção,  mas por falta do envolvimento, desconhecem os problemas locais e acabam colaborando com estes interesses. A esperança para reverter esta situação, está nas diretrizes e ações das nossas escolas. INFORME-SE DO LOCAL ONDE ESCOLHEU PARA VIVER.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco


Para conhecer a região, sugerimos a leitura:

Mapa aéreo da região central de Barão Geraldo - 406 Kb - 990 x 1850 pixels

Mapa aéreo completo de Barão Geraldo - 976 Kb - 2080 x 2840 pixels

Dossie do Parque Ecológico - em PDF - 161 Kb - por Aline Tiana Rick e A. Osvaldo Sevá Fo. - 2004 - do site Unicamp

Deliberação Comdema 05/02 de 27 de agosto de 2002

As águas e bacias de Barão Geraldo - Prof. A. Osvaldo Sevá Filho - 2001 - do site Unicamp

A Ciclovia de Barão Geraldo - Lei 9.199 de 1996 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15