INSTITUTO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO SOCIAL ÁRVORE DA VIDA
INSTITUTO ÁRVORE DA VIDA
 

O Instituto Árvore da Vida é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse
Público - OSCIP - e trabalha na preservação Ambiental e Inclusão Social.

PARA A REALIZAÇÃO DE NOSSOS OBJETIVOS BUSCAMOS PARCERIAS


Rodada de Negócios Amigos do Planeta - julho 2008

Conheça o Instituto - clique aqui - abril 2008

Assembléia Geral dia 03 de novembro de 2007 - 14:00h - novembro 2007

Notícias do Instituto Árvore da Vida - outubro 2007

Conheça o GAO - Reunião do GAO em 14/05/2007 maio 2007

Propostas para a Macrozona 5 - abril 2007

Oficina de Bioconstrução - abril 2007

ISO 26000 - Sobre a Reunião em Sydney - abril 2007

Assembléia Extraordinária dia 18 de fevereiro de 2007

Assembléia Extraordinária dia 03 de junho de 2006

Objetivos e metas do Instituto Árvore da Vida

Proposta de criação de objetos de arte a partir de matérias primas naturais

Os Oito Objetivos der Desenvolvimento do Milênio

Proposta para as escolas de Barão Geraldo


Eventos:

Artistas da Mata irá expor no final do ano

Artistas da Mata - de 11 à 25 fevereiro de 2006

Conselho da Cidade de Campinas toma posse - janeiro 2006

Resultado da reunião de 16/10/2005

Reuniões previstas - outubro 2005


Links relacionados

http://deisenascimento.blogspot.com/

http://pegada-verde.ning.com

www.arvoreclub.com.br

http://www.linkedin.com/in/DeiseNascimento

http://ongiav.blogspot.com/

http://rede-dna.ning.com/


Instituto Árvore da Vida

Missão: “Realizar ações e projetos de preservação ambiental e inclusão social, envolvendo o meio ambiente e a cultura. Difundir o conhecimento de técnicas e aplicações de tecnologias e produtos ambientalmente corretos, cursos de educação sócio ambiental e projetos técnicos na área do meio ambiente, preservação e proteção da fauna e flora.”

  • Organização da Sociedade Civil de Interesse Público fundada em 06 de setembro de 2005 .
  • Qualificada como OSCIP em 28 de dezembro de 2005.
  • Escritórios:
  • Rua Iracema Salame Palazzo nº 122, Parque das Universidades, Campinas, SP, CEP 13086-000
  • Rua Dr. Barros Monteiro, 261, Jardim Guanabara, Campinas, SP, CEP 13.073-240
  • Sede: Rua Constância Reis Lopes, 235, Barão Geraldo, Campinas.

 

PLANTE SUA ÁRVORE DA VIDA!!!

 

      Você poderá plantar sua Árvore da Vida na Floresta Amazônica.

 

·         O Instituto Árvore da Vida está trabalhando em parceria com a Agência Ambiental Green CO² para a preservação da Floresta Amazônica e contra o aquecimento Global.

·         É uma oportunidade para você plantar uma árvore e participar como associado de uma organização não governamental que trabalha para o meio ambiente, cultura e inclusão social.

·         Você receberá as coordenadas geográficas de sua Árvore da Vida e poderá acompanhar via internet.

·         O Árvore Club oferece benefícios que você pode conhecer acessando o site www.arvoreclub.com.br



Projetos Atuais  do Árvore da Vida – Com reaplicabilidade em outras cidades ou regiões geográficas do Brasil, buscamos parceiros e apoiadores

1. Projeto - Banco Comunitário
• Projeto que visa alavancar a sustentabilidade financeira de grupos e comunidades.
 

2. Projeto - Rede Social DN@ - “Idéias para um mundo novo!”
• Incubadora de projetos nas áreas:

a. Sócio ambiental

b. Cultural
c. Economia Solidária
d. Negócios Sustentáveis
 

3. Projeto Salve Saci!
• Projeto de Urbanismo Ambiental e Paisagismo.
• Intervenção urbana ambiental que irá compor o grande mosaico de ações sobre o futuro do planeta e o desenvolvimento racional, equilibrando o uso e ocupação do solo. O conceito de uma nova visão, compatível com a velocidade do século 21, de contemplação da paisagem urbana e o paisagismo nela contido, inserindo neste contexto os elementos urbanos e a possibilidade de resgatar o prazer de ver e se integrar à natureza.
Neste cenário o resgate do folclore na figura do Saci, guardião da cultura popular e anfitrião desta paisagem, bem como temas relacionados ao folclore e imaginário das lendas brasileiras, entidades que representam
os habitantes imaginários da floresta que com o advento do desenvolvimento desenfreado e o avanço da "selva de pedra" perdeu seu espaço material e imaterial.
• O Objetivo Geral deste projeto é realizar efetivamente uma intervenção de grande envergadura e que se intercomunique com a cidade como um  todo, dando uma resposta ao apelo mundial dos Objetivos do Milênio, implantação de Agenda 21, Convenção do Clima, Convenção da Diversidade Biológica e Convenção da Diversidade Cultural.
a. Recuperação de praças e áreas verdes
b. Recuperação de matas ciliares
c. Paisagismo
 

4. Projeto - Nascentes Urbanas:
• Tem por objetivo a criação de corredores ecológicos criados a partir de plantios ciliares e recuperação de áreas urbanas degradadas, incluindo áreas de remanescentes de leitos ferroviários. Neste processo a preservação da identidade cultural local e sustentabilidade ambiental permeiam as atividades, com vistas à implantação da Agenda 21. Teve início em janeiro de 2006 e previsão de conclusão em 2012.
• Sua base de ação tem início em nascentes e córregos existentes dentro do tecido urbano ampliando – se a bacias hidrográficas, inicialmente a bacia do Ribeirão Quilombo, localizada no Distrito de Barão Geraldo e a partir da adesão e participação comunitária, sociedade organizada, poder público e empresas, ampliação para a Região Metropolitana de Campinas, dentro da Unidade de Gerenciamento Hídrico 5 – UGRH5.
• Este projeto foi idealizado para ter início nas praças da Cidade Universitária II em parceria com a Associação de Moradores da Cidade Universitária – AMOC e Sociedade Ecológica Rio das Pedras – SERP.
• Foram realizadas diversas reuniões com as diretorias das respectivas  associações e moradores e a partir destas reuniões foi desenvolvido um projeto de plantio ciliar, oficinas de bioconstrução e atividades culturais.
• No momento o Projeto “Nascentes Urbanas” está em fase de Implantação no Distrito de Barão Geraldo, no bairro Solar de Campinas, com doação de mudas de espécies nativas doadas pelo viveiro de mudas da Prefeitura Municipal de Campinas e CPFL.
• Encontra-se em negociação com Associação de Moradores do bairro Village e Vale das Garças bairros localizados no Distrito de Barão Geraldo e bairros localizados no Distrito de Nova Aparecida – Vila Sete de Setembro e Vila Francisca.
a. Desenho de praças, equipamentos e mobiliário urbano
b. Recuperação de Áreas Urbanas Degradadas
c. Recuperação de Áreas Remanescentes de Mata Nativa
d. Reflorestamentos
e. Plantios Ciliares
f. Viveiros de Mudas
g. Educação Ambiental
h. Cursos para a comunidade
i. Oficinas de Bioconstrução e Solocimento
j. Projetos de Urbanismo e Habitações
k. Habitação Popular em Bioconstrução
l. Bambu e suas Aplicações
m. Pavimentação Ecológica
n. Mutirões
 

5- Projeto - Girassol:
• Este projeto é proposto com o objetivo de criar uma vanguarda popular que dissemine os conceitos de uma nova sociedade, onde o equilíbrio ambiental, a ética e a cidadania tenham um papel decisivo na condução de tarefas rotineiras.
• O Projeto Girassol propõe uma mudança de hábitos. Rever e reviver a tradição e a identidade cultural, pensar na atitude diante do “lixo” reciclável, quer ele advenha da cidade ou da mata. Enfim, recriar a produção artística sob um prisma da auto sustentabilidade e preservação ambiental. “Pensar” as tradições, refazer o trajeto de nossos ancestrais.
• Revisar os conceitos de cidadania e ética.
• Pensar e trabalhar a partir de toda a harmonia do universo, interligando música, dança, criação de objetos, espetáculos, o aprendizado de danças e traduzindo esta linguagem em uma produção ambientalmente correta e viável nos moldes da economia atual.
• O Projeto Girassol visa atender à melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas, o resgate de valores éticos, culturais e o desenvolvimento do conceito de preservação e sustentabilidade ambiental.
• Estaremos oferecendo uma opção para geração de renda e para a preservação ambiental, inserindo conteúdos culturais, como forma de preservar e resgatar a identidade cultural da comunidade. A identidade cultural está diretamente relacionada à auto-estima de um povo e é um mecanismo de inclusão social e preventivo com relação à violência urbana.
a. Oficinas Culturais
b. Espetáculos
c. Eventos
 

6- Projeto - Girassol nas Escolas
• Esta proposta visa alavancar a participação de crianças e adolescentes na produção cultural associada ao conceito de sustentabilidade. A OSCIP Instituto Árvore da Vida elaborou o “Projeto Girassol” e pretende difundir o conceito desta nova arte, desta nova postura de cidadania.
• O “Projeto Girassol nas Escolas” é um instrumento de difusão do “Projeto Girassol”, uma ferramenta na qual um número elevado de pessoas terá a possibilidade de aderir ao “Projeto Girassol”.
• Como métodos de trabalho serão utilizados os recursos da informática e oficinas de criação artística. Através de conexão com Internet e recursos digitais, mostraremos aos alunos a realidade ambiental e cultural em diversos locais do planeta e soluções propostas. Ensinaremos aos alunos como obter a informação através de ferramentas e tecnologias inovadoras. Como resultante deste processo, a produção cultural globalizada e engajada.
• Para tal foi elaborado um roteiro de visitas às escolas oferecendo informação de qualidade e dando início a núcleos capacitados a reproduzir este conceito. Será proposto um modelo de atuação permanente em parceira com os grêmios estudantis. Nas escolas onde não houver grêmio, será criado um grupo específico de atuação sob esta temática: - “Produção cultural e sustentabilidade ambiental”. A OSCIP Instituto Árvore da Vida estará inserida no contexto escolar, podendo assessorar professores, pais e alunos em propostas específicas de cada escola relativas ao tema do “Projeto Girassol”.
• As visitas serão previamente agendadas com a direção da escola e em concordância com os professores. Os assuntos abordados em cada encontro terão vinculação com o conteúdo programático das disciplinas relacionadas. A proposta é desfragmentar o conhecimento, expandir o conceito da arte e sustentabilidade ambiental ao “fazer cotidiano.”
• O “Projeto Girassol nas Escolas” estará disponível aos alunos durante as férias, como atividade extracurricular.
• Estaremos disponibilizando informações sobre meio ambiente, cultura, ética e cidadania. A idéia é criar um “link” onde se possa informar e convidar aos participantes dos encontros a serem ativos e participantes e deste modo  promover a inclusão.
• No dia do encontro será realizada uma gincana com provas que se relacionam ao tema e a premiação será para a equipe que obtiver maior pontuação.
• Ao final do ano letivo, a OSCIP Instituto Árvore da Vida promoverá um encontro onde serão apresentados os trabalhos que os alunos produziram ao longo do ano sobre o tema. O formato deste encontro será de uma feira de ciência, com enfoque na produção cultural e recursos ambientais.
a. Oficinas Culturais
b. Curso Livre de Radiodifusão Popular
c. Espetáculos
d. Eventos
 

7- Projeto - Artistas da Mata:
• Proposta de criação de objetos de arte a partir de matérias primas naturais.
• Estamos realizando projetos ambientais em áreas onde a vegetação e a diversidade de formas, cores e produtos nos inspiram. Tal inspiração gera a possibilidade de uma parceria na qual artistas plásticos, estilistas, joalheiros e profissionais de designer podem estar produzindo peças a partir de materiais não convencionais.
• Estamos interessados em criar uma griffe ecológica vinculada principalmente ao conceito de desenvolvimento sustentável.
• Para esta finalidade estaremos mobilizando recursos de mídia e divulgação.
• Os projetos ambientais de recuperação, reflorestamento e projetos sociais nos quais estamos trabalhando contam com patrocínios de empresas privados e incentivos, que nos possibilitam a execução dos mesmos.
• A OSCIP “Instituto Árvore da Vida” está interessada em produzir, divulgar e incentivar a produção artística e intelectual que tenha como princípios básicos  a preservação do meio ambiente e a utilização sustentável dos recursos naturais.
a. Exposições
b. Desfiles
c. Eventos
 

8- Projeto - Núcleo de Cinema IAV
• Projeto de produção de cinema e vídeo
• Ponto de Difusão Digital contemplado pelo apoio cultural do Ministério da Cultura
a. Difusão Digital – Cinema para Comunidade
b. Produção Audio Visual
c. Oficinas de vídeo e cinema
 

9- Núcleo de Energias Alternativas
• Projetos de geração e distribuição de energias alternativas com vistas à redução
do efeito estufa e alterações climáticas.
a. Micro - destilarias de Álcool
b. Atividades Agropastoris Consorciadas.
c. Energia Eólica
d. Biodigestores
e. Energia Solar
 

10 - Projetos de Turismo
1. Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira
2. NOB – SP e MS, de Bauru ao Pantanal (incluindo Bonito)
3. Capital Expandida –SP
• O Conceito
a. Desenvolvimento de roteiros
b. Desenvolvimento de sinalização local, regional , nacional (em aeroportos, rodoviárias, agências de turismo, locadoras de automóveis, etc.)
c. Desenvolvimento de plano de marketing dos roteiros que serão desenvolvidos.
d. Criação de impressos sobre a história das cidades e dos roteiros.
e. Desenvolvimento de programação para TVs locais e nacionais com foco no turismo e nos roteiros criados (ênfase na culinária, aspectos culturais, festas folclóricas, arquitetura).
• Serão considerados no conteúdo do projeto para cada município dos roteiros:
a. Potencial Turístico:
b. Belezas Naturais
c. Eventos
d. Turismo de Negócios
e. Compras
f. Infra-estrutura
g. Acessos
h. Aeroportos
i. Rodovias
j. Ferrovias
k. Hidrovias
l. Clima
m. Temperatura média
• Atividades:
1. Culturais
a. Apresentações
b. Oficinas de formação para professores
c. Circulação de espetáculos
d. Mostras de cinema/ Festival de cinema ambiental
e. Criação de salão de artes plásticas
2. Geração de trabalho e renda:
a. Formação de agentes de turismo, guias de turismo e profissionais de
atendimento
b. Redes de atendimento local – estabelecimentos da área de alimentação, hotéis, pousadas, camping, etc.
3. Turismo de Negócios
a. Criação de eventos especializados.
b. Eventos locais já existentes
c. Venda de produtos de fabricação local
Anexo – Recorte do Estatuto Social da entidade


 


Deise Nascimento
Instituto Árvore da Vida

 

 

 

 

Home

Djweb design