Curso de Consciência Corporal e Criação em Dança.
 


Abril, maio e junho.

Quartas feiras. 17:15h-19:15h ( Possibilidade de outros horários. Ver abaixo)

Público alvo: Todos interessados em desenvolver a criação em dança, a sensibilidade e percepção física, mental e emocional; Estudantes e profissionais das artes corporais com interesse em se aprofundar em uma oficina de criação.Jovens e adultos a partir de 12 anos.
Custo/Investimento mensal: R$ 70,00

Céu Aberto.Arte e Consciência. Barão Geraldo, Campinas-SP. Rua: Edward de
Vita Godoy,828 (próximo a Galeria Tilli Center) ceuabertoarte.blogspot.com 
(19) 3308-6351

Aula Aberta: 01 de abril. 17:15-19:15h Início: 08 de abril.

Inscrições: de 25 de março a 07 de abril, através do endereço eletrônico:
danialvares@riseup.net , ou pelos telefones: 32894634/97599984

O curso abrange duas horas semanais e 4 horas num domingo por mês. Horas extras ao ar livre e em outros espaços são sugeridas para aqueles interessados em se aprofundar, ficando a combinar a periodicidade para essa parte.

Todas as quartas feiras das 17:15h as 19:15h. Estão disponíveis dois outros horários: terça e sexta das 09:00h as 11:00h que podem ser preenchidos de acordo com interessados.
Os domingos e horários extras serão combinados de acordo com a disponibilidade e interesse do grupo.


Consciência corporal é a percepção do próprio corpo, suas capacidades, limitações e características, inseridas no cotidiano e no extra-cotidiano.
Criação em dança é o desenvolvimento dessas características corporais e a investigação prática do corpo como uma potência criativa. A prática percorre o desenvolvimento de:
noções básicas de movimentação que estão em todos os corpos, aprofundando-as;
noções de percepção e ampliação da sensibilidade;
criação com os movimentos que surgem a partir das etapas anteriores.

A passagem do corpo cotidiano para o corpo em estado de criação sugere um desenvolvimento da percepção: uma percepção ampliada de si mesmo e ao mesmo tempo focada em seus mínimos detalhes, através da utilização da sensibilidade e predominantemente do pensamento não-racional. Se trás à tona o corpo instintivo que age e reage através do movimento. A proposta é que essas ações e reações sejam aos poucos conscientizadas como dança.

Daniela Alvares Beskow, bailarina e professora, vêm desenvolvendo uma didática através de suas experiências com grupos, parcerias, cursos, apresentações, aulas e trabalho de pesquisa individual, dentre os quais se destacam: GEDAN (Grupo de Estudos em Dança), coordenado por Adilson Nascimento, do qual participou por 03 anos; cursos e contatos com Zecora Ura  Theatre e  Para Active Company, ambos de Londres-Inglaterra; cursos com o LUME- Núcleo de Pesquisa Teatral da Unicamp; participação como bailarina do Projeto Oficina/Montagem em Dança coordenado pela  Companhia Confraria da Dança em 2007; contatos com Capoeira e prática de Artes Marciais (Tai Chi Chuan e Pa Kua); e pesquisa da relação da dança com música ao vivo, em especial a  percussão. Quando criança, praticou Ballet Clássico.
O foco têm sido a pesquisa do movimento; a criação em dança; o desenvolvimento da sensibilidade, atenção e concentração na percepção do corpo e estados alterados e ampliados de percepção corporal, emocional e mental.
Atualmente cursa disciplinas na pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) como uma pré-etapa para a inserção no curso de mestrado na área de dança no mesmo instituto e cursa também o curso de formação de Coordenadores de Grupos de Movimento e Consciência Corporal em Bioenergética no Instituto Ligare- Centro de Psicoterapia Corporal, em Americana.
 

 

 

 

Home

Djweb design