Conseg de Barão Geraldo


História do Conseg

 

Dosite www.conseg.sp.gov.br em 2005:


Jean-Claude Chesnais, demógrafo francês especialista em violência urbana, em visita ao Brasil em outubro de 1995, detectou alguns fatores responsáveis pelo cenário de violência no país. Entre eles estão a pobreza, o agravamento das desigualdades, a insuficiência do Estado, a crise do modelo familiar, os problemas de integração racial e a mídia que, com seu poder, muitas vezes colabora para a banalização da violência.
Para Chesnais, os planejadores de políticas públicas, governadores, prefeitos, empresários e líderes comunitários precisam enfrentar as causas mencionadas para conter a onda crescente de violência.
O CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), faz parte desse plano e por isso tem importância fundamental no combate à violência e no aumento da sensação de seguridade.
É por meio do CONSEG, por exemplo, que providências simples resolvem problemas sérios de forma antecipada como: a deficiência de iluminação pública e pavimentação, sinalização de trânsito, limpeza e muramento de terrenos baldios, silêncio urbano, alteração nos itinerários de transporte, entre outros.
O CONSEG atua desde 10 de maio de 1985 e foi criado pelo ex-governador, André Franco Montoro. É formado por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem de forma voluntária mensalmente, em um local de fácil acesso à população e fora do horário de expediente, para discutir e planejar soluções para os problemas comunitários de segurança. Além disso, desenvolvem campanhas educativas e estreitam laços de entendimento e cooperação entre várias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias e é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública. A SSP tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial correspondente.
Em 20 anos de existência, os CONSEGs têm realizado campanhas de informação e educação às comunidades onde atuam. Com isso alcançam resultados concretos na prevenção de infrações e acidentes. Essas campanhas transformam a conduta do próprio cidadão que passa da condição de vítima para a de agente social.
Na tentativa de divulgar e incentivar os trabalho dos CONSEGs, a Coordenadoria Estadual dos CONSEGs, órgão responsável pela organização de todos os Conselhos do Estado, criou, em 2002, o Prêmio Franco Montoro. Este evento premia os melhores projetos idealizados por CONSEGs do Estado que busquem o aprimoramento da qualidade de vida e da segurança pública. O Destaque do Prêmio Franco Montoro deste ano é o projeto do CONSEG “São Paulo-Heliópolis” que transformou a carceragem desativada do 95 D.P. em Espaço Cultural. O Espaço Cultural Heliópolis possui salas de Inglês e Espanhol e uma biblioteca com mais de 8 mil livros para a comunidade.
Os CONSEGs estão implantados em 645 municípios, sendo 91 na Capital, 68 na Região Metropolitana e 613 no Interior e Litoral, totalizando 772 Conselhos. No entanto a alta rotatividade faz com que esse número seja continuamente modificado.

Mais informações sobre o CONSEG podem ser acessadas pela Internet na página www.conseg.sp.gov.br 

 

 
  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão Geraldo
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 


 

 

Home

Agência 15