A Ciclovia em Barão Geraldo
- abril 2007 -


A valorização do pedestre e do ciclista é uma preocupação mundial. A lista das vantagens nas áreas de saúde, lazer, trânsito, meio ambiente e economia é de conhecimento geral.  O que pouca gente sabe, é que há uma lei para construção de mais de 10km de ciclovia em Barão Geraldo, desde 1996.

O subprefeito de Barão Geraldo é escolha pessoal do Prefeito de Campinas. Esta escolha, que é prêmio partidário e/ou interesse pessoal do Prefeito, não recai em pessoas que trabalham para Barão Geraldo receber a fatia dos impostos que o distrito gerou, muito pelo contrário, vivem pedindo para os empresários locais ficarem responsáveis por limpezas, jardins e canteiros.  Estamos tão acostumados a não receber nada da Prefeitura que, com uma simples poda de mato, os moradores ficam admirados e colocam faixas de agradecimento ao subprefeito, como aconteceu na Rua F. Zuppi. Uma pintura, marcação de trânsito na Av. Sta. Isabel, que deveria ser atividade corriqueira, foi um acontecimento memorável que elevou o atual subprefeito ao top na galeria dos subprefeitos do distrito, com comentários como "ninguém nunca fez tanto por Barão". Se os baronenses não mudarem de atitude e passarem a cobrar da prefeitura a poda constante do mato e grama, melhorias reais (não apenas manutenção), aplicação das leis, preservação do meio ambiente e respeito ao padrão de vida existente, Barão Geraldo vai mergulhar cada vez mais na obscuridade dos "acertos" políticos, continuar financiando benfeitorias em localidades longe daqui e terá um futuro inconseqüente. Insustentável já é.

Podemos começar com a ciclovia. A freqüência dos pedestres e bicicletas no trecho asfaltado no canteiro central da Av. Atílio Martini demonstrou a necessidade da Ciclovia de Barão Geraldo. Esta ciclovia deverá ser sinalizada e acompanhada de calçada para pedestres. Se for construída conforme determina a lei 9.199, o destaque será o futuro Parque Linear Rio das Pedras. Este parque também é lei, com calçada e ciclovia. Barão Geraldo e os baronenses fazem por merecer a ciclovia, além de ser lei, será a contrapartida dos muros altos dos novos condomínios que o poder público aprovou sem levar em conta o Plano de Gestão Urbana de Barão Geraldo..

Uma ciclovia deve ter sinalização Calçada para pedestres ao lado Reparar a grama ao lado desta ciclovia
Há várias sinalizações próprias Sinalização de ciclovia Sinalização de ciclovia

Leia também:

Mapa da Ciclovia de Barão Geraldo, na lei 9.199

Beleza escondida - O Parque Linear na rua Franciso Zuppi - setembro 2006

Limpeza fogo-de-palha do Parque Linear Rio das Pedras - novembro 2006

As águas de Barão Beraldo - novembro 2006

Falta estrutura para pedestres em Barão Geraldo - fevereiro 2007

Quem está cuidando do visual de Barão Geraldo? - novembro 2006

 

 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui

 

 

Home

Agência 15