FÓRUM CONSULTIVO DE BARÃO GERALDO

Leis sobre Barão Geraldo   /   Mapas de Barão

A leitura sobre as leis de Barão Geraldo é obrigatória para qualquer atividade de cidadania.
Quem não conhece as leis e história do distrito deve pensar duas vezes antes de opinar nas reuniões


Alfredo Moro Morelli


PLANO DIRETOR DE BARÃO GERALDO

Verbas públicas que deveriam ir para a educação, saúde e cultura são utilizadas  para ajudar os loteamentos de luxo em Barão Geraldo.
Resultado das reuniões realizadas sobre o Plano Diretor em 2006

Fórum de discussões e informações sobre o Plano Diretor


Regimento Interno do Fórum consultivo

Opinião sobre o descaso público para com Barão Geraldo e Fórum Consultivo

Na Câmara foram aprovados 5 projetos para melhoria de Barão Geraldo, inclusive Posto de Saúde e Creche para o Real Parque, mas o Prefeito vetou todos.


Entenda o Fórum Consultivo de Barão Geraldo - desativado em 2006

1- Tem por objetivo promover a participação autônoma e organizada da comunidade no processo de definições da política de desenvolvimento local e no acompanhamento de sua execução com a participação das Associações de Moradores, Sociedades Amigos de Bairros, Conselhos Populares e outras entidades representativas da população local.   Leia o Decreto 13.886 de 26/02/2002 e Decreto N° 13.878 de 08 de março DE 2002

2- No dia 15 de outubro de 2002 - Foi Instalado o Fórum Consultivo de Barão Geraldo, com a presença da Prefeita, Sra. Isalene Tiene, autoridades Municipais e Entidades de Classe de Barão Geraldo. 
Nesta ocasião formou-se uma Diretoria Provisória composta pelos Srs: Aurélio Eduardo de S. Ribeiro, Carlos Alberto Bandeira Guimarães, Amauri Antoniolli e Mauro Ferraz da Silva.
O Objetivo desta Diretoria foi a elaboração do Regimento Interno do Fórum Consultivo.  
Veja as fotos

3- O Regimento Interno Foi Elaborado e recebeu aval do Departamento Jurídico da Prefeitura,  isto tornou possível a constituição do Fórum Consultivo.     Leia o Regimento Interno.

4- Finalmente no dia 16 de dezembro de 2003 tivemos a constituição do Fórum Consultivo de Barão Geraldo, que passa agora para a fase pré-operacional.    Leia reunião de 16/12/2003

  • Foi dado um prazo para o registro de associações. Este prazo vence em 20 de abril de 2004. A documentação deverá ser entregue na sede da PróBairro.

  • Após este prazo, as associações inscritas terão até o dia 05/05/2004 para a inscrição de chapas e concorrer à eleição da Diretoria Definitiva.

  • Esta eleição ocorreu no dia 20 de maio de 2004.

A partir do dia 20 de maio de 2004, o Fórum Consultivo de Barão Geraldo estará em condições de exigir o prévio conhecimento de todos os projetos da administração pública para Barão Geraldo.

5- No dia 20 de maio de 2004, em Assembléia Geral, foi eleita a diretoria com dois anos de mandato, que com as 17 entidades que formam o Fórum Consultivo, poderão acompanhar e fiscalizar as atividades do Legislativo e Executivo de Campinas, referentes a Barão Geraldo. Vários grupos de entidades representativas estão sendo formados, como: empresarial, ecológico, técnico, educacional e outros. Fazem parte da Diretoria:
Presidente: Pedro Vilas Boas
Vice-presidente: Nadir Dallacqua
1º Secretária: Vera Bonafé
2º Secretária: Marelena Cherruti

A partir de 2006 a gestão do Prefeito Dr. Hélio cancelou e lutou contra todas as participações populares contrárias às suas intenções. O Fórum consultivo de Barão Geraldo foi um dos primeiros a ser desativado.


Associações de Barão continuam ganhando na justiça contra ilegalidades do poder público - março 2006

Reunião dia 25/06/2005 - Pauta em aberto - na escola Rezende 09:30h

Reunião dia 19/03/2005 - Pauta em aberto - na Escola Rezende 10:00h

Reunião do dia 19/02/2005 - Assuntos: Subprefeitura - Plano de Gestão - Cooperativas

Reunião do dia 11/12/2004 - indicação do sub-prefeito

Reunião do dia 04/12/2004 - indicação do sub-prefeito

Retorno - 01/12/2004

Folheto aos baronenses pedindo participação no Fórum consultivo - 05 de junho de 2004

Carta à Câmara Municipal de Campinas - 02/06/2004

Dia 20 de maio a Diretoria do Fórum executivo realizou reunião em sua sede provisória, quando foram discutidos os seguintes assuntos:
1. Ofício 115/04 da Subprefeitura de Barão Geraldo pedindo explicações sobre a constituição do fórum Consultivo, ficando decidido que a resposta seria encaminhada também para o Gabinete da Prefeita e Para a Secretaria dos Negócios Jurídicos.
2. Foi decidido fazer uma reunião de todos os representantes do Fórum para discutir a sistemática de trabalho a ser implementada, bem como a criação de comissões temáticas.
3. O Sr. Pedro Vilas Boas pede afastamento da Presidência do Fórum uma vez que estará disputando, na convenção de seu partido, uma vaga para concorrer ao cargo de vereador nas próximas eleições municipais de outubro.

Assembléia para eleição da diretoria - 20/05/2004

Reunião das Associações para contestar na Câmara Municipal sobre os loteamentos sem planejamento em Barão Geraldo - 13/04/2004

Edital de Convocação - 13 abril de 2004

Reunião/Palestra - Como formar uma Associação de Bairro
- 12/02/2004

Reunião com a Guarda Municipal de Campinas, Base Regional de Barão Geraldo - 29/01/2004

Ata da Reunião do Fórum Consultivo Realizada em 16/12/2003

Constituição do Fórum Consultivo - Reunião de 16 de dezembro de 2003

Ata da Reunião do Fórum Consultivo Realizada em 26/11/2003

Instalação do Fórum Consultivo em Barão Geraldo - 15 de outubro de 2002 - Veja as fotos


Zoneamento
O Projeto de Lei do vereador Ângelo Barreto (206/04), mudando o zoneamento da Rua Ângelo Vincentin em Barão Geraldo e que recebeu emendas dos vereadores Luiz Signorelli, Antonio Flores, Sebastião dos Anjos (Estrada da Rhodia) e Pedro Serafim, foi objeto de um mandato de segurança coletivo com pedido de Medida Liminar impetrado pelas Associações AMA Guará e Pró-bairro, ambas de Barão Geraldo, além das Associações de Moradores da Nova Campinas e Alto do Taquaral.
A liminar foi concedida e impediu a votação do referido Projeto de Lei. A Câmara Municipal interpôs recurso junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo que foi indeferido mantendo-se a suspensão da tramitação do referido projeto de lei.

Da mesma forma que o PL - 206, o PL 195/04 que altera o perímetro urbano da cidade, incluindo-se aí áreas de Barão Geraldo, também teve sua tramitação impedida por uma liminar. Mas nesse caso a liminar foi cassada.

Efetivamente nossos vereadores não estão conseguindo entender que alguma coisa mudou, e continuam trabalhando esquecendo que são representantes do povo. Voltamos a repetir que não se trata de ser contra, mas se os projetos são bons, por que não discuti-los com a população? O Fórum Consultivo fica a disposição, mas caso continuem tentando fazer leis arbitrariamente, vamos continuar usando a justiça como via de diálogo.

 

 

 

 

Home

Djweb design