Prezados Apoiadores do SOS Mata Santa Genebra em Barão Geraldo,


agradecemos a colaboração de todos e a presença das 55 pessoas na reunião do dia 16/05.

Nesta comunicação:
1) Resumo da reunião do dia 16/05;
2) Deliberações retiradas pelo coletivo;
3) Situação atual;
4) Assembléia Geral

1) Em anexo, resumo da reunião dia 16/05.
Participação: 55 pessoas entre moradores, ambientalistas, representantes de associações de bairros e de entidades ambientais, ONGs, políticos, profissionais liberais, artistas etc.

2) # Foi deliberado, por aclamação, que será enviado ao Prefeito um pedido de revogação da decisão do Conselho da FJPO, que liberou adensamento urbano no entorno tombado da mata, mesmo sendo proibido por lei e resoluções municipais.
Foi enviado à promotoria de justiça o mesmo pedido.

# Estamos elaborando um abaixo-assinado declarando nosso desacordo com a quebra da resolução do Condepacc e também solicitando ao poder público ações eficazes para a regularização do conselho da FJPO; a revisão da resolução do conselho da fundação favorável ao empreendimento e a substituição da presidência da Fundação por profissional sensível e comprometido com a preservação deste patrimônio;

# Foi organizada uma Comissão permanente com 15 representantes de diferentes entidades ambientais para o encaminhamento de propostas que promovam a conservação da Mata e sua envoltória, bem como para mapear e deflagrar diferentes ações contrárias aos interesses públicos referentes às questões ambientais do município;

# Ficou decidido que, embora o sr. Prefeito, através do Secretário Francisco de Lagos, tenha manifestado sua discordância com a diminuição das áreas verdes desta cidade, não há compromisso público assumido oficialmente e, portanto, não há garantia de que ocorrerão ações concretas em benefício da conservação da envoltória de 300 metros da reserva. Disso decorre a importância da mobilização da sociedade e, portanto, a necessidade de o movimento SOS Mata Santa Genebra permanecer ativo, coeso e acertivo.

3) Neste momento, um movimento em sentido contrário à preservação ocorre nos bairros periféricos à reserva. Engenheiros estão percorrendo a região, de porta em porta, motivando os moradores a assinarem um abaixo-assinado favorável ao loteamento. Dizem às pessoas que se não apoiarem o loteamento seria construído naquela área um cemitério. No entanto, o antigo proprietário da terra - multinacional Monsanto - já havia encaminhado projeto para a costrução de um cemitério o qual foi reprovado por não ser permitido pela legislação este tipo de empreendimento naquela área. Por outro lado, os moradores, indignados com a falta de cuidado do terreno e com o descaso público (mato e lixo geram problemas e insegurança) e por desconhecerem as informações corretas, tornam-se, muitos deles, cooptáveis.

4) Portanto, é imprescindível que aceleremos os procedimentos de resistência e ações efetivas para coibir esta infeliz história. Em breve, convocaremos uma assembléia geral, em local central de BG, a fim de esclarecer a população e colher assinaturas para o manifesto de repúdio à quebra de proteção da envoltória da mata bem como solicitando outras medidas (acima mencionadas).

Conclusão: nada está resolvido e há muito a ser feito pela Mata. O movimento SOS Mata Santa Genebra permanece ativo e se expande com a colaboração de todos. Esperamos chegar ao resultado pretendido, contando com o bom senso e o compromisso efetivo de nossas autoridades na defesa do patrimônio público e do planeta. Pedimos a todos os envolvidos compreensão e perseverança.

--
SOS Mata Santa Genebra
Mobilização da Sociedade

 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15