Orçamento participativo de Barão Geraldo

Barco Furado que já afundou, mas mesmo assim o povo inocente entra nessa de dois em dois anos, próximo das eleições.

O Orçamento Participativo em Barão Geraldo sempre foi utilizado por políticos em vésperas de eleição. Vamos torcer para que neste ano de 2016 funcione e cumpram com o combinado (duvido).

Já passou da hora dos políticos evitarem estes vexames. Vamos ver que tem coragem de marcar reuniões do Orçamento Participativo nestas eleições de 2016. Acompanharemos.

Em 2014:
A Prefeitura Municipal de Campinas e o Conselho de Orçamento Participativo convidam os moradores do distrito de Barão Geraldo para a Assembléia do Orçamento Participativo 2014.

Pauta:
- A eleição do Fórum de Representantes;
- A eleição de 2 Conselheiros(as) Titulares e Conselheiros(as) Suplentes;
- A eleição de 4 temas prioritários (levantamento de até 12 obras, posteriormente, através do Fórum de Representantes).

DIA 03 DE ABRIL (Quinta-feira) 19:00 horas
SALÃO PAROQUIAL SANTA ISABEL
RUA ANGELO Vicentiem 601

Resoluções:
Nenhuma

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco


O Orçamento Participativo era realmente participativo. Reuniões fantásticas com centenas de moradores presentes exercendo a cidadania. Foi implantado pelo ex-Prefeito Toninho.

Nos períodos eleitorais, 2008, 2010 e 2012 tentaram ressuscitar o Orçamento Participativo em Barão Geraldo. Em 2012 ficou por conta do Sr. Mamizuka, mas não foi para a frente. Voltou pouco antes das eleições em 2014.

Na opinião do Barão em Foco, se o Orçamento Participativo voltar e funcionar, a prioridade deverá ser as crianças e os jovens de Barão Geraldo que não tem lazer, esportes e cultura. O Teatro e Centro Esportivo de Barão Geraldo que teve verba de R$294.000,00, aprovada em 2002 pelo Orçamento Participativo (ver matérias abaixo), ainda estamos esperando.
Não conseguimos apurar se a verba foi desviada ou se não foi liberada, o fato é que continuamos sem o teatro para 300 pessoas, sem o Espaço Cultural, sem o Espaço Esportivo e sem o Espaço de Lazer que foram determinados no Orçamento Participativo desde 2002.

Lembrando: o Centro Cultural de Barão Geraldo, o Casarão de Barão, foi doado em contrapartida pelos proprietários do loteamento Terras do Barão. Não foi dinheiro do Orçamento Participativo, foi doação conseguida com a interferência da ex-Subprefeita Robene.

Nas matérias abaixo está anotado o que foi aprovado pelo OP em 2002. Inclui obras para esgoto e água em loteamentos antigos que ignoraram estes itens. Acontece que a Sanasa é uma Sociedade de Economia Mista por ações com capital aberto e com fins lucrativos para os acionistas (ver). Se a Sanasa ou outra fornecedora gastar 1 milhão de reais em um bairro, não é simples despesa, é investimento com retorno a curto ou médio prazo para os acionistas.
Obras da Sanasa nada tem a ver com orçamento Participativo (ver). Orçamento Participativo é com dinheiro da Prefeitura para atender solicitações onde as reuniões foram realizadas e aprovadas.

Do site da Sanasa (ver):
Na área de Saneamento, o gerente de Comercialização de Redes da Sanasa, Álvaro Selmini, destacou que as obras não estão atreladas ao orçamento do município. Ligações de água e esgoto, por exemplo, são pagas pelos moradores, e grandes obras de saneamento dependem de obtenção de crédito nos bancos, além de repasse de verbas dos governos federal e estadual.

Infelizmente é comum a população sair satisfeita das reuniões do OP onde as empresas como a Sanasa atentem os pedidos de água e esgoto para alguns, e a população se esquece do objetivo principal da OP, que são as verbas públicas da Prefeitura.

Na realidade, esta prática comum é uma enganação política que aproveita a desinformação da população para dar a impressão que foi o Prefeito que liberou a verba. Não caia nessa!!!

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco


Leia sobre as reuniões antigas:

Reunião do O. P. no dia 20/06/2007 em Barão Geraldo - no Salão Paroquial

Construção do Teatro de Barão Geraldo - Reunião nos dias 31/05/ e 04/06/2004

Conselheiros do Orçamento Participativo de Barão Geraldo - 2003

Obras e Serviços aprovados no Orçamento Participativo para Barão Geraldo em 2002

 

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15