Tolerância Zero - para os outros

- outubro de 2010 -

Em Campinas, bares e outros estabelecimentos comerciais estão sendo fiscalizados, autuados e, em alguns casos, até lacrados se prejudicarem a saúde da população - esta informação está no site da Prefeitura.
Na página do Tolerância Zero, onde há solicitação para que a população denuncie as irregularidades, não há a alternativa de escolher Centros de Saúde nem Postos de Saúde. Deveria ter, pois há motivos graves, veja as fotos abaixo.

A Visa Local (Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas) é famosa nos meios empresariais e escritórios de contabilidade por ser rigorosíssima e burocrática. Pequenos detalhes, como um azulejo ou piso solto em uma clínica particular é motivo de medidas "legais" que impedem a abertura de empresas ou de penalidade para as que estão em funcionamento. No entanto, para o Centro de Saúde de Barão Geraldo, cheio de irregularidades, não há ação.
O aparente rigor da lei em benefício da população, só vale para os outros, a própria Prefeitura se isenta.

No Centro de Saúde do nosso Distrito as irregularidades vão muito além das usuais, que não são permitidas pela Visa Local, quando se trata de estabelecimentos particulares.
A primeira foto abaixo, onde se vê brinquedos para crianças junto com fungo preto e amarelo na parede, explodindo esporos sobre as crianças que estão em tratamento, é absurdo. Convém anotar que nosso Prefeito é médico.
A segunda foto, onde há bolor na parede perto do soro, foi tirada na sala de armazenamento de medicação. Quem não é do ramo não imagina a quantidade de leis, normas federais e inspeções da Anvisa necessárias para regularizar estes locais de armazenamento de medicação.
A terceira foto, também da sala de armazenamento, com os tubos de fungicida apontando para os fungos na parede, é surrealista.

Todos os órgãos da Prefeitura de Campinas deveriam ser os primeiros a dar exemplo para os bares, restaurantes e clínicas particulares. Poderiam começar adotando as próprias regras.

Acredito que, mesmo se não houvesse inspeção, poucos médicos de Campinas permitiriam que suas clínicas ou hospitais chegassem à esta absurda falta de higiene, que é tolerada pela Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas quando se trata dela mesma. Para os outros, a tolerância é zero.


Clique para ampliar - Fotos tiradas do Centro de Saúde de Barão Geraldo em 06 de outubro de 2010

Sala para tratamento das crianças. Sala de armazenamento
de medicação
Sala de armazenamento
de medicação
     
Sala de armazenamento
de medicação
Sala dos dentistas Sala dos dentistas
     
Sala dos dentistas Sala dos dentistas Sala dos dentistas
     
Porta da sala de atendimento
de crianças. Reparar os pregos
Sala de atendimento Goteira e bolor preto no teto
     
Bolor na paredes Bolor nas paredes Bolor no teto e parede
     
Goteira na frente da televisão Goteira no corredor Goteira na sala de espera
     
Fungo preto soltando esporos
na recepção
Bolor e cupim na recepção Sala de atendimento
     

Luiza Villalta
escreve para o Barão em Foco
Fotos: Barão em Foco
 


Os pacientes de Barão Geraldo é que deveriam usar máscaras Sr. Secretário: os que mais precisam,
precisam de educação e não autuação
Gostaria de assistir a Rádio Educativa e Rede Globo entrevistando o Secretário e a Visa local  no Centro de Saúde de Barão Geraldo
 

Entenda a situação do Centro de Saúde de Barão Geraldo:

Reforma do Posto de saúde de Barão Geraldo - conheça os números - 2003

Quando chove o Centro de Saúde de Barão Geraldo fica alagado - outubro 2005

Continua o problema das goteiras no Centro de Saúde de Barão - junho 2006

As goteiras continuam no Centro de Saúde de Barão Geraldo - janeiro 2007

 

 

 

 

Home

Agência 15