Centro de Saúde de Barão Geraldo

Secretaria Municipal de Saúde
Centro de Saúde de Barão Geraldo


INFORME DENGUE
(16/10/2007)

A cada ano a Dengue vem se repetindo no Brasil, onde o maior número de casos se concentra no período de chuvas, que é a época em que as condições ambientais são propícias para o desenvolvimento e proliferação do mosquito vetor.

Essa doença típica de paises tropicais tem crescido muito nos últimos anos e o combate a esse mal é de responsabilidade de todos nós.

Nesse ano Campinas teve a maior epidemia de dengue de sua história, com 20.489 casos notificados e 4.815 casos autóctones (fonte: SMS/COVISA-jul/2007) Ocorrendo inclusive casos positivos no período do inverno, situação atípica para a época.

Foi realizada no distrito de Barão Geraldo, a chamada avaliação de densidade larvária (Índice de Breteau), onde através da visita casa-a-casa é possível apontar a porcentagem de imóveis que tenham criadouros com larvas do mosquito por área.

Existe em torno de 60% de pendências nos últimos Índices realizados, ou seja, um número muito grande de residências fechadas ou aos cuidados das imobiliárias ou ainda as que se negam a receber os Agentes de Saúde, se destacando aqui os condomínios; além de repúblicas de estudantes, onde na maior parte do dia não se encontra moradores; isso inviabiliza a visita do ACS e em conseqüência os dados se tornam aquém da realidade. Nessa ação além de orientações, os Agentes eliminam criadouros, diminuindo o risco de proliferação do mosquito.

Só em 2007, em Barão Geraldo, foram confirmados 101 (cento e um) casos de Dengue; se faz necessário em vista disso que o Centro de Saúde juntamente com os condomínios, imobiliárias e a população em geral trabalhem para prevenir a proliferação dessa epidemia.

Esse informe tem por objetivo alertar e sensibilizar para a necessidade do combate a Dengue, que é uma doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente: infecção inaparente, Dengue Clássico (DC), Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), ou Síndrome do Choque da Dengue (SCD). Atualmente é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, e constitui-se em sério problema de saúde pública no mundo.
O modo de transmissão se faz da através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. Uma vez infectado, o homem demora de 4 a 10 dias para apresentar os sintomas do dengue. O mosquito macho não transmite a doença, pois se alimenta de seiva de plantas.
Na forma clássica a doença se manifesta com febre alta, dor muscular e nas articulações, dor no fundo dos olhos (retrorbital), dor de cabeça, falta de apetite, náuseas, vômitos, prostração, além de rush (vermelhão) cutâneo, podendo assim ser confundida com sarampo ou rubéola. Atenção sintoma de “gripe forte” pode ser Dengue! Procure um Centro de Saúde.
Alguns sinais de alerta podem ser relacionados à dengue hemorrágica:
• dor abdominal intensa e contínua;
• vômitos persistentes;
• aumento do fígado com dor a palpação;
• sangramentos importantes;
• diminuição da pressão arterial (hipotensão)
• hipotensão postural;
• agitação e letargia;
• pulso rápido e fraco;
• extremidades frias;
• diminuição brusca da temperatura corpórea associada à sudorese profusa, taquicardia .

Qual o tratamento para a dengue: Não há tratamento específico para o dengue. As medidas terapêuticas visam à manutenção do estado geral do paciente. Não devem ser usados derivados do ácido acetilsalicílico para combater a dor e a febre, pois podem provocar sangramentos. Recomenda-se tomar paracetamol ou dipirona.
Os casos suspeitos de dengue deverão ser notificados ao Centro de Saúde. Vamos nos unir contra a Dengue em Barão Geraldo! Você pode ajudar através das seguintes medidas:
• Receba nossos agentes, eles sempre estarão uniformizados e portando crachá da Secretaria Municipal de Saúde
• Mantenha sua residência ou as que estiverem sobre sua responsabilidade livre de criadouros
• Divulgue essas informações.

Sem mais, contamos com a sua colaboração.



Equipe do Centro de Saúde de Barão Geraldo

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15