PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA

MOVIMENTO SONHA BARÃO

Professora-responsável:
Maria Salette Mayer de Aquino

Profa. Salette, a responsável pelo Sonha Barão, na 
caminhada da paz em  27/03/04


O Movimento Sonha Barão está desenvolvendo programa de ajuda para micro-empresários, inclusive com micro crédito


Convocação de Assembléia - Eleição de Nova Diretoria dia 13 de julho de 2009

Convocação de Assembléia dia 15 de junho 2009

Matinê de Carnaval no Elesbão - 04/02/2008

Colônia de Férias no Elesbão - janeiro 2008

Almoço de confraternização - Microcrédito - dia 09/12/2007

ONU: Brasil ajuda a atingir meta de árvores plantadas - novembro 2007

II Encontro REFLORESTAR CAMPINAS em 3.11.07 - novembro 2007

Reflorestar Campinas - novembro 2007

Implantação do SUAS no território nacional - setembro 2007

Promoção de saúde e intersetorialidade - setembro 2007

Palestra- Plantio de 1 Bilhão de Árvores no Planeta - agosto 2007

Aniversário do Sonha Barão - 28/04/2007 - abril 2007

Movimento Sonha Barão o Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus - novembro 2006

Fórum de Agentes Comunitários e Comunidade Saudável dia 12/9/2006 - setembro 2006

O Movimento Sonha Barão está apoiando a Associação Cultural Elesbão - maio 2006

A Palestra do Prof. Jucelino Nóbrega da Luz - 23/04/2006

Veja o vídeo da Salette convidando para a palestra do Prof. Jucelino - abril 2006

Jucelino Nóbrega da Luz: O homem que previu o Tsunami, em palestra sobre o futuro do planeta e o meio ambiente. - abril 2006

De 17 à 21 de novembro - II Semana Sonha Barão - Veja a programação - Clique aqui

Dia 21 de agosto - Aniversário da Cooperativa Barão - clique aqui


.
1. Apresentação

"Sonha Barão" é um movimento, uma articulação de cidadãos e iniciativas e tem por objetivo chamar a atenção da comunidade do Distrito para seus muitos problemas sócio-ambientais e também divulgar os trabalhos e as experiências já existentes. Desde o primeiro semestre de 2002 há a possibilidade de alunos de Graduação se matricularem na Disciplina AM-018 - Trabalhos Comunitários e atuarem no Movimento. E desde o primeiro semestre de 2003 o Movimento Sonha Barão conta com o trabalho de bolsistas do SAE.

2. Histórico 

A idéia de conhecer as iniciativas existentes em Barão Geraldo voltadas à transformação da realidade e à construção da paz na sociedade foi uma necessidade sentida pelo Grupo do Diálogo Ecumênico de Barão Geraldo. Esse grupo reúne pessoas de diversas denominações e vertentes religiosas com base no reconhecimento de que têm um projeto comum pela "dignidade humana e paz".

 

Buscar conhecer as iniciativas, ONGs, entidades, escolas e pessoas atuantes em Barão Geraldo era, assim, uma ampliação do espaço de diálogo que o grupo se propunha a ser e construir. Contatada sobre a idéia de aglutinar esforços, a Sub-Prefeitura de Barão Geraldo encampou a idéia e passou a apoiar todas as ações do Movimento.

Em reuniões que se sucederam quase quinzenalmente a partir maio de 2001, em lugares diferentes do Distrito (na Sub-Prefeitura, em escolas, associações, entidade, na moradia estudantil e nas praças), ampliou-se o conhecimento e relações entre pessoas e grupos que desenvolvem atividades inovadoras, tanto no campo da cultura, como da defesa ambiental, da solidariedade e da assistência. Há movimentos ecológicos, grupos de alfabetização, associações culturais, entidades assistenciais, associações de bairro, lideranças religiosas, estudantes e professores universitários, agentes de saúde e moradores e moradoras avulsos, todos buscando articular um "sonho" comum e porisso o Movimento passou-se a chamar "Movimento Sonha Barão".

Em novembro de 2001 o Movimento organizou seu primeiro evento: "Barão Geraldo: Conhecer para Transformar", cujo propósito era chamar a atenção dos moradores de Barão Geraldo para duas coisas: 1 - Pontuar os problemas do Distrito e 
2 - Oferecer a oportunidade de engajamento dos moradores nas iniciativas já existentes em Barão Geraldo. Nessa semana, houve atividade centradas em torno dos seguintes grupos temáticos: criança e adolescente, cultura e lazer, educação, meio-ambiente, e valores. 

Como disciplina da UNICAMP (AM-018), no primeiro semestre de 2002, os estudantes puderam atuar nas seguintes atividades desenvolvidas pelo Sonha Barão: 

- Arrecadação de livros para montagem de 04 micro-bibliotecas no Distrito.

- Conhecimento do processo de formação da primeira Cooperativa de Recicláveis de Barão, através de reuniões com os cooperados e ações conjuntas para fins de levantamento de recursos. 

- Na Escola Dora Kanso (Bairro Village): preparação conjunta com a Diretoria e professores da 'Semana do Meio Ambiente', com gincana e posterior visita à Mata Santa Genebra e palestras, além de visita à Cooperativa de Recicláveis do Matão, Parque Ecológico da Unicamp (coleta seletiva), visita guiada à Biblioteca Central da Unicamp e almoço no Bandejão, como oportunidade de vivência e integração universidade/comunidade.

No segundo semestre de 2002, na mesma disciplina, ocorreram as seguintes atividades:

- Aprofundamento da aproximação com a Cooperativa de Recicláveis de Barão.

- Organização de campanha de conscientização dos moradores de Barão sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e para a geração de emprego e renda.

- Participação da Semana da Pátria na Escola Dora Kanso e outras visitas à Escola para reuniões com a Direção e os professores.

- Organização e implementação de um curso de informática para crianças da entidade Pró-Menor.

- Ajuda na organização das micro-bibliotecas do Distrito.

No ano de 2003 alunos matriculados na Disciplina AM-018 e bolsistas do SAE:

- Aprofundaram seu conhecimento nas atividades já desenvolvidas no Distrito de Barão Geraldo.

- Continuaram o relacionamento com a Cooperativa de Recicláveis de Barão, ajudando na continuidade da conscientização da população de Barão Geraldo.

- Conheceram as atividades realizadas no Campus Universitário sobre a questão lixo/recicláveis. Juntamente com a Divisão de Meio Ambiente tentaram formas de conscientização da população acadêmica sobre o assunto.

- Participaram do Trote da Cidadania , levando calouros a conhecerem a realidade da Cooperativa de Recicláveis e outras iniciativas sociais do Distrito.

- Participaram (alguns) de Seminário sobre a destinação dos resíduos nas universidades públicas paulistas., em São Pedro.

- Participaram das festas populares do Distrito ("Boi Falo", III Volta da Independência, 50 anos de Barão Geraldo).

- Participaram de reforço escolar para crianças da Escola do Real Parque (Roque Magalhães). 
- Participaram do Projeto "Salve o Anhumas", de conscientização da população do entorno do Ribeirão Anhumas sobre a importância de sua preservação, inclusive com ação de plantio.


3. Justificativa

Apesar de a universidade estar centrada em três pilares - ensino, pesquisa e extensão, sabe-se que o terceiro pilar muitas vezes é negligenciado, ocasionando uma formação muito técnica e pouco preocupada em discutir e agir nas questões sociais. 


4. Proposta

A parceria do Movimento Sonha Barão com a UNICAMP visa possibilitar a participação da comunidade acadêmica na vida da comunidade externa, bem como integrar a comunidade externa aos espaços da universidade. Entende-se que o aluno que vivencia uma experiência da realidade extra-muros, num país de terceiro mundo, consegue direcionar seu fazer acadêmico e profissional na busca de soluções de problemas sociais.


5. Objetivos

Os objetivos da atuação conjunta do Movimento Sonha Barão com estudantes matriculados na Disciplina AM-018 e bolsistas do SAE são:

- Estreitar as teias de relações e a comunicação entre as ONG´s, as Escolas e as diversas iniciativas já existente no Distrito entre si e com a universidade.

- Oferecer aos estudantes a oportunidade de encontro, diálogo e cooperação com o poder público do Distrito (Sub-Prefeitura, Posto de Saúde, Escolas, etc.).

- Ajudar na revitalização das sociedades Amigos de Bairro. Barão Geraldo tem 72 bairros.

- Trabalhar nas escolas, integrando-as e promovendo intercâmbio com a UNICAMP.

- Ajudar no diagnóstico socio-ambiental do Distrito. 

- Trabalhar em questões do meio-ambiente (Mata de Santa Genebra, lixo, águas, etc.).

- Ajudar a gerar espaços de esporte, cultura e lazer. 


6. Estratégias

São as seguintes as estratégias a serem adotadas quanto à participação dos alunos: 

- Reuniões com alunos matriculados na Disciplina e bolsistas do SAE para esclarecer objetivos do Movimento e traçar plano de ação conjunto, levando em conta os perfis pessoais, aptidões e interesses dos alunos nas atividades possíveis. 

- Capacitação dos alunos.

- Inserção dos alunos nas atividades desejadas, integrando-os nas entidades envolvidas.

- Participação ativa nos trabalhos.


7. Meta

Despertar a noção de responsabilidade social nos alunos, motivando-os a tomar parte e a ajudar na construção de uma nova sociedade.


8. Resumo

O Movimento Sonha Barão, através da Disciplina AM-018 e de bolsistas do SAE pretende envolver os alunos da UNICAMP no desenvolvimento de trabalhos sociais no Distrito de Barão Geraldo, promovendo assim a integração da universidade com a comunidade, e proporcionando a vivência da cidadania e a formação do homem integral. 



Campinas, fevereiro de 2004. 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15