O tradicional  Bloco  "As Caixeirosas" traz a  boneca Catirina como bonecona do ano no seu 13º carnaval em Barão Geraldo, para animar toda a família

 

 

O Bloco As Caixeirosas, com 13 anos de existência, faz seu desfile tradicional na praça "Durval Pattaro" no Centro de Barão Geraldo no dia 2 de março, sábado, às 16 horas; para animar toda a família, com o convite das boneconas: "Traga sua família para brincar com nossa família nesse carnaval". A família de boneconas do bloco comemora a diversidade e os laços afetivos, com integrantes de cores, tamanhos e formatos variados; até o bichinho de estimação desta família é diferente, é a burrinha Aurelinda Maria, que encanta as crianças. Para representar essa família o artista Sandro Del Pires criou a arte da camiseta que estará sendo vendida a fim de custear parte dos gastos do grupo, que envolve desde contratação de palco e som até confecção e reforma das boneconas e instrumentos.

 

O Bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova com uma música composta especialmente para ela pelo grupo "Caixeiras das Nascentes". A boneca deste ano é a "Catirina" acompanhada do Boi Bumba, inspirada no auto do Bumba meu boi do Maranhão. Catirina está grávida e tem desejo de comer língua de boi, mas não é de qualquer boi, é o boi preferido do patrão. E agora? E agora?

 

O Bloco já conta com 10 boneconas que garantem a alegria da garotada: Mãe Caixeirosa, Maricota com seu Zé Belêu, Rosalinda, Nina, Aurelinda, Maria Fuá, Belelinda , Jureminha e Maria Fuxiqueira

 

As Caixeirosas é um Bloco Tradicional de rua de Barão Geraldo (Campinas/SP) fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Campinas "Caixeiras da Guia" e "Caixeiras das Nascentes"; com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais.

 

O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão. O primeiro é um CORTEJO com os foliões e as boneconas acompanhadas de uma marchinha criada especialmente para elas, o segundo é a BRINCADEIRA NO SALÃO enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas boneconas e a Banda das "Caixeirosas" que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais.

 

Com estas duas opções, o grupo reafirma sua proposta de manter a tradição dos antigos carnavais, oferecendo para as crianças a oportunidade de conhecer um carnaval diferente do que é veiculado nos meios de comunicação, mais seguro e divertido para a faixa etária, valendo também para quem quer recordar os carnavais da juventude.

 

Outra novidade são os ensaios itinerantes, buscando ampliar o alcance do bloco com novos participantes, descentralizando de Barão Geraldo. O 1º ensaio foi no Centro Cultural Casarão, dias 10 e 17 será no Museu da Cidade, na frente da Estação Cultura no Centro de Campinas e o ensaio geral, com os bonecões e a Banda, será na sede do ponto de cultura "Urucungos, Puítas e Quijêngues", grupo popular tradicional e querido de Campinas.

 

Cristina como Arte educadora e Pesquisadora de Manifestações Populares Brasileiras desde 1986, trabalhando em diversas escolas e instituições, observou que as crianças estavam cada vez mais carentes de espaços para vivenciar manifestações populares e que o Carnaval seria uma ótima oportunidade para isto. Nos espaços em que passou sempre buscou o resgate junto as crianças das manifestações e de seus valores humanos, tais como:  colaboração, respeito, não violência, união, dentre outros; até que veio a ideia de ampliar para a rua as atividades criando um Bloco Carnavalesco. 

 

Para participar do bloco que é aberto e gratuito, o brincante de todas as idades deve ir aos ensaios abertos, escolher tocar um instrumento ou somente sair fantasiado com o spray de ervas.  Os instrumentos são a caixa do divino, o agogô e o xequerê que são fornecidos pelo Bloco.  Quanto às fantasias, cada um cria a sua, com inspiração nas tradicionais de baile de carnaval ou roupa branca com chapéu enfeitado com flores e fitas, marca das Caixeirosas. Este ano teremos a ala dos boizinhos que acompanharão o boi, as fantasias serão oferecidas pelas Caixeiras das Nascentes.

 

Atenção!

 

Neste 13º ano do bloco a brincadeira acontece na PRAÇA DURVAL PATTARO, praça arborizada que fica no centro de Barão Geraldo, bem próxima a praça anterior e ao Terminal de ônibus de Barão. A praça fica na R. Francisco de Barros Filho - Barão Geraldo

 

Para manter as ações do bloco, continuamos com o Bazar das Caixeirosas que será realizada junto aos ensaios abertos nos dias 10 e 17/02, no Museu da Cidade no Centro de Campinas.  

 

Saída Oficial do Bloco das Caixeirosas em Barão Geraldo

Dia- 02/03 - sábado

Horário- 16h às 19h

Concentração – 14h

Local – Praça Durval Pattaro, no centro de Barão Geraldo, próximo ao Terminal de ônibus de Barão Geraldo.

https://g.co/kgs/yvMdu4

 

Ensaios Abertos e Bazar das Caixeirosas

Dias- 10,17/02 - domingos

Horário- 16h as 19h

Local – Museu da Cidade – Av Andrade Neves nº  33, no Centro de Campinas, em frente à Estação Cultura 

https://maps.app.goo.gl/GKGbg  

              

Ensaio Geral

Dia- 24/02 - domingo

Horário - 16h as 19h

Local – Sede do grupo "Urucungos, Puítas e Quijêngues"  R: Salvador Lombardi Neto

              Vila Teixeira – Campinas- Tel. 98106-6901

https://www.facebook.com/PontodeCulturaUrucungos/?rf=1482006702053350

 

Informações: (19) 991099596/ 32892081 com Cris 

 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 99174-2080

 

 

Home

Agência 15