APM - Associação de Pais e Mestres

 

Muito se fala em APM, ou vemos escritos em cartazes nas Escolas que os pais devem colaborar ou contribuir com a APM. Mas o que é APM? E quais  são os seus objetivos?

 

Para responder estas perguntas, estamos colocando à disposição dos interessados um resumo do Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres das Escolas Estaduais. Clique Aqui

 

As APM´s visam trazer para as Unidades Escolares a democracia e conseqüentemente as transparências das ações administrativas e pedagógicas, principalmente, quanto aos recursos financeiros recebidos por essa associação de grande importância, mas que, às vezes, é deixada de lado pela sua comunidade escolar, pois a participação dos pais e professores têm sido ao longo dos anos muito aquém das expectativas.

Os membros destas associações são verdadeiros voluntários da Educação, muitas vezes, anônimos, somente dispostos a lutar pelo bom nome da Escola e pelo ideal de participação nas administrações destas Unidades Escolares. Às vezes, tais membros da APM se esquecem desta sua importância de participar para realizar as transformações dentro das  Escola Publicas, que diga-se de passagem precisam  se adequarem aos novos tempos.

Toda a Comunidade é sempre convidada a participar desta verdadeira empreitada para resolver os problemas da Unidade Escolar, que são várias. A APM, juntamente com o Conselho de Escola são Instituições auxiliares da Escola Pública. São também, canais democráticos para a participação de todos os membros da Comunidade.

Vanderley Antonio Tonella

 

Home

Djweb design