PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM

A Câmara Municipal de Campinas deu prosseguimento no dia 3 de setembro a segunda fase do Programa Parlamento Jovem, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria da Juventude. 33 jovens parlamentares eleitos foram empossados e diplomados numa solenidade no Plenário da Casa ocorrida às 9h00.
O objetivo do programa é estimular a participação política dos jovens estudantes de Campinas. A idéia é ampliar o conceito de cidadania no meio estudantil, de modo que todos tenham consciência da importância do processo democrático representativo e, sobretudo, da participação popular nas decisões do Legislativo. 
Ao todo, 33 escolas da Rede Estadual de Ensino, elegeram um vereador e um suplente para atuar durante dois meses na Câmara Municipal de Campinas. Todos os candidatos tiveram que se filiar a um dos partidos temáticos das seguintes áreas: desenvolvimento urbano e rural (Partido do Desenvolvimento Econômico urbano Rural - PDEUR); educação, cultura e esportes (Partido da Educação, Cultura e Esportes - PECE); diretos humanos (Partidos dos Direitos Humanos - PDH); juventude (Partido da Juventude Ativa - PJA); natureza (Partido da Natureza Viva - PNV) e ação social (Partido das Ações Sociais- PAS). 
Os jovens parlamentares realizarão uma vez por semana sessões na Câmara Municipal, onde apresentarão, discutirão e aprovarão Moções, Projetos de Lei, indicações e Requerimentos de suas autorias. O Parlamento Jovem foi aprovado em 27 de novembro de 2003 pela Resolução 768, de autoria da presidência da Casa.
O Programa já foi realizado no primeiro semestre deste ano com estudantes de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da rede municipal. Agora, na segunda fase do projeto, a participação acontece com os estudantes do ensino médio da rede estadual. Os alunos devem ter entre 15 e 20 anos e ter apresentado um programa de trabalho. 
Fonte Consultada: Câmara Municipal de Campinas
A aluna Danielle Cristina Rodrigues da 3ª série do Ensino Médio Diurno da Escola Barão Geraldo de Rezende, pertencente o Partido da Juventude Ativa - PJA - Partido Temático - será a única representante no distrito de Barão Geraldo a participar deste projeto, juntamente com sua suplente Andréia Mitie Sato, também do 3ª série do Ensino Médio da Escola Barão Geraldo de Rezende. 

 

Home

Djweb design