Projeto Ciência na Escola

18 de novembro (atualizado 19/11) - Alunos do ensino médio de escolas públicas de Campinas apresentaram resultados de pesquisas no 3º Seminário do Projeto Ciência na Escola, na última terça-feira, no Centro de Convenções da Unicamp. A realização, de acordo com a professora Afira Vianna Ripper, coordenadora do projeto, coroou um trabalho iniciado há sete anos, que tinha como objetivo propiciar aos alunos de escola pública a oportunidade de um aprendizado no qual é possível construir conhecimento autenticamente novo, usando a metodologia da pesquisa científica.

Presente na abertura do evento, o vice-reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, revelou que a iniciativa está entre os projetos que a Universidade realiza para promover a inclusão de escolas de ensino médio na universidade e a integração desta com instituições da rede pública. A secretária da educação de Campinas, Corinta Geraldi, disse que o Ciência na Escola é um dos projetos mais importantes do Brasil por propor uma mudança de cultura, e não simplesmente uma alteração no programa de educação. “Os alunos aprendem que é preciso se aventurar na procura do conhecer”, explicou.

Para o secretário adjunto de ciência e tecnologia para inclusão social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ruy Barbosa Corrêa, o projeto acontece num momento muito importante para o ensino médio. As atividades, na sua opinião, aproximam o aluno do entendimento científico, além de permitir que ele comece a pesquisar seu ambiente sociocultural e econômico.

Para as alunas da Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende Danielle Rodrigues e Marinéia Lira, o projeto tem uma proposta diferente de aprendizado, a partir do momento que estimula o estudante a pesquisar e apresentar os resultados. O grande aprendizado, na opinião do professor de química, José Ricardo Rosseto, foi a busca da relação entre o passado e o presente da história do Distrito de Barão Geraldo.

Participaram do evento deste ano as EEs Maria Elvira Muraro, Aníbal de Freitas, Padre José dos Santos, Coriolano Monteiro, Barão Geraldo de Rezende e a ETE Bento Quirino. Este ano também estão participaram crianças de ensino fundamental, de quinta a oitava série.

Afira informa que dia 27 de novembro, pela primeira vez, o projeto realizará a apresentação de trabalhos realizados por educandos de primeira a quarta série.

(Maria Alice da Cruz)
Fotos digitais:
Antonio Perri

Do site da Unicamp

 

Home

Djweb design