02 de novembro de 2016

As mudanças na Educação Brasil 2016 e Barão Geraldo
 

   Barão Geraldo como exemplo:

Uma das assembléias para definir objetivos da Escola Rezende em Barão Geraldo - desde setembro de 2005

Entre as principais mudanças apresentada pelo governo em 1016, está a ampliação da carga horária mínima anual -- as atuais 800 horas serão gradualmente ampliadas para um total de 1.400 horas. Para tanto, a jornada escolar do ensino médio diurno passará para um mínimo de sete horas diárias. A previsão é de que, até 2024, 50% das escolas de ensino médio no Brasil sejam contempladas pelo ensino integral.

O novo currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com disciplinas comuns para a primeira metade do ciclo, e por cinco ênfases específicas, organizadas nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica profissional. O aluno escolherá as disciplinas que deseja cursar conforme sua área de interesse a partir da segunda metade do ensino médio.

O ensino de língua portuguesa, matemática e língua inglesa deve permanecer obrigatório nos 3 anos, com carga horária mínima semanal de seis tempos de 50 minutos para português e matemática. Já disciplinas como artes e educação física deixam de ser obrigatórias nesse ciclo.

Há ainda a possibilidade de aproveitamento dos créditos adquiridos durante o ensino médio no ensino superior. Na prática, isso indicaria que, ao ingressar na universidade, o aluno não precisaria cursar matérias envolvendo competências e conhecimentos que ele já possui. No entanto, essa medida ainda deve ser regulamentada e homologada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Há grande expectativa na proposta devido às mudanças no currículo e na ampliação da jornada escolar, com ensino integral, a exemplo da Escola Hilton Federici na Vila Santa Isabel, atualmente a única com período integral em Barão Geraldo.
Para tanto, o orçamento para a educação terá que ser elevado em muito, tanto para novos professores que preencherão este período a mais, quanto para o aumento de salas para suprir o aumento das atividades dos alunos de 4 para 7 horas diárias.

saiba mais


Escola tradicional de SP, a Bandeirantes, vai eliminar divisão de turmas por área
 e por notas em 2017- semelhante ao proposto pelo governo

A Bandeirantes, escola tradicional de São Paulo e uma das melhores do país no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), anunciou que vai eliminar a divisão dos alunos por áreas do conhecimento e por notas a partir de 2017. O objetivo da escola é flexibilizar o currículo e permitir que o aluno selecione algumas disciplinas nas quais pretende se aprofundar – semelhante á atual proposta de reforma do ensino médio do governo federal.

Saiba mais


Veja também:

Resultado do PISA 2012 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), os alunos brasileiros estão entre os últimos.

Veja Educação em Barão Geraldo - sobre a verba para a educação no Brasil

Conheça as escolas de Barão Geraldo

 

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 99174-2080

 

 

Home

Agência 15