Resgate da Cidadania e Qualidade na Escola
 

RCQE é um programa de gestão integrada de projetos que visam a inclusão social e digital, através do resgate de valores éticos, morais e cristãos em estabelecimentos de ensino público e privado.


 

 

Atividades setembro/outubro 2004

Curso de Biscuit - 18/9/2004 e  25/09/2004 - aos sábados - período: matutino - saiba mais

Curso de Manicure - 16/10/2004  -  23/10/2004  -  30/10/2004 - aos sábados - período matutino - saiba mais

Exposição de orquídeas - 18/09/2004 - das 9;00 às 17:00h - Na e. e. B. G rezende - saiba mais

Palestra: Como cuidar de seu filho adolescente - Das 15:00 às 16:00h na Escola Rezende - saiba mais

 

 

A Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, localizada no centro do Distrito, foi privilegiada  em ser o plano piloto de implantação do projeto. O RCQE pretende fazer com que a escola Rezende assuma a posição de pólo irradiador de mudanças, a partir do resgate da cidadania, da reestruturação dos valores e da implantação da qualidade na escola, que é a base da educação humana, pois sempre teve a função de formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Acreditamos que através de ações integradas com a comunidade local, valorizando o aluno de forma integral, iremos atingir nossos objetivos.

        

           O projeto RCQE busca superar os problemas sócio-ambientais identificados na escola, os quais serão transpostos com da participação da comunidade no cotidiano vivenciado pela entidade educacional. É uma maneira de a escola abrir suas portas e buscar interação direta com os demais membros do universo na qual está inserida, resgatando os valores desta sociedade. Valores que acabaram se perdendo no tempo, devido à distância que se criou dentro das próprias famílias pelo ritmo de vida acelerado que a sociedade exige hoje.

A importância de uma educação integrada à sociedade para o desenvolvimento do cidadão é reconhecida. O conjunto de aprendizagens que integram o conhecimento e a capacidade do aluno ao longo de seu período escolar deve ser explorado através de métodos pedagógicos adequados para despertar em cada um o seu potencial interno. E uma das propostas do projeto RCQE é desenvolver o potencial dos alunos os alunos através de atividades extra-curriculares que despertam o interesse e permitem o auto-conhecimento, no sentido de auxiliar na descoberta  de  aptidões. Um exemplo que a escola Rezende traz é o recém-inaugurado jornal Rezende News, projeto elaborado pelos próprios alunos com a orientação dos professores.

Desenvolver o potencial do aluno, transformando o jovem em cidadão atuante, através de uma metodologia inovadora e um ambiente motivador, do qual ele participa junto à sua família, aos seus professores e aos demais funcionários da escola é a razão do projeto Resgate da Cidadania e Qualidade na Escola, que deverá se expandir por outras comunidades, resgatando os verdadeiros valores que constituem uma sociedade.

Como parte do RCQE, vários eventos deverão ser promovidos na escola no decorrer do ano letivo, para que toda a comunidade estudantil possa participar e integrar a comunidade baronense,  oferecendo a oportunidade da  participação de todos.

No próximo dia 27 à partir das 14 horas até as 20:00 horas, a Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende abrirá suas portas para receber alunos, pais, professores, funcionários e membros integrantes da comunidade para o primeiro evento. A Festa do Chocolate, em homenagem ao dia do cacau

(comemorado um dia antes à data da festa) e à proximidade das comemorações de Páscoa, e terá várias atrações:

 

  • Apresentação da história do chocolate
  • Rei e Rainha do chocolate
  • Teatro, coreografia, jogral, coral de idosos, Cantata da Páscoa
  • Bingo e videokê
  • Cantinho da ciência e oficinas
  • Cantinho do livro
  • Concurso de redação
  • Além da oportunidade de degustar  deliciosos quitutes na área de alimentação, repletos  da doçura do chocolate, etc....

 

Participe conosco desta maravilhosa festa! Sua presença é muito importante para que  o projeto RCQE possa expandir seus ideais e buscar cada vez mais adeptos e colaboradores.

 

Estão trabalhando no programa:

Clique nas fotos para ampliar

Profª Cristina Profª Mônica, Sr. Paulo, da Capelania escolar e Klyngton com aulas de teatro e dança

 

Home

Djweb design