12 de abril de 2010


As 2 Festas na Sexta Feira Santa
em Barão Geraldo
- abril 2010 -


1 - A festa do Fecha Corpo, uma reunião de amigos, está crescendo. Todos alegres, sorrindo, não tem políticos.  Vimos crianças brincando e felizes.

2 - A festa do Boi Falô tornou-se uma festa com palanque político e está se esvaziando. As pessoas, em estado de penitência, esperam horas para comer a macarronada benta pelo padre.

 

Festa Fecha Corpo
Confraternização de pessoas alegres
Festa Boi Falô
Fila de 2 horas em pé para comer macarronada benta. Tem gente que leva banquinho. Repare as crianças sentadas no chão, com fome, ao meio dia


1- A FESTA FECHA CORPO:

Um grupo de amigos, com objetivo de passar algumas horas juntos, criaram a festa do Fecha Corpo. A bebida é preparada pelo Sr. Antonio Carlos na quarta feira de cinzas  (segundo receita de seus ancestrais) e fica curtindo até a sexta feira santa. A crença popular é que a bebida fortalece as pessoas e fecha o corpo contra malefícios. Pela alegria dos presentes, de fato não há malefícios. Há vários patrocinadores que fornecem a bebida e pão com patê de sardinha (por sinal uma delícia). O evento é realizado ao lado da Real Bebidas, sob duas tendas grandes, em frente do Salão Paroquial. Cerca de 600 pessoas alegres participaram. Crianças com fome, é só entrar na cozinha e comer quanto quiserem. Parabéns aos organizadores.

Veja as fotos: Clique para ampliar

 
O Sr. Antonio Carlos,
que prepara a bebida
  Os pães com paté
     
 
Os patrocinadores   Todos alegres
     
 
     
     
 
     
 
     
     
 
     
     
 
     
Pelas expressões destas pessoas, a festa do Fecha Corpo proporciona momentos felizes.

 

2- A FESTA DO BOI FALÔ

A festa do Boi Falô já tem 15 anos. Inicialmente era realizada por um grupo de amigos que apenas faziam macarronada com sardinha e comemoravam o feriado da Sexta Feira Santa. De alguns anos para cá, a Subprefeitura encampou a festa, que passou a apresentar shows locais, tem palanque e nomes de políticos são citados no microfone. O ponto alto da festa atualmente são os shows com palanque e a macarronada benta pelo Pároco local, que é servida grátis. Antes da distribuição da macarronada, o Padre orou com os participantes. Em seguida, o subprefeito agradeceu aos políticos que colaboraram, citando nomes. É uma festa política.

Para os políticos esta festa é ótima e muito mais barata que os proibidos shows comícios, onde os eleitores compareciam atraídos por cantores famosos. A organização da festa e o palanque fica por conta do erário público, através da Subprefeitura. Ou seja, sem nenhum ônus para os políticos que sobem no palanque e são citados nos alto-falantes.

Neste ano de 2010, possivelmente pela fome que diminuiu no país, as pessoas atraídas pela macarronada grátis diminuiu pela metade em relação aos outros anos, mas vimos crianças sentadas no chão, com fome e desanimadas. Sugerimos aos organizadores, que no próximo ano, dêem macarronada antes para as crianças, mesmo sem benzer.

Veja as fotos: Clique para ampliar

 
Vista do local dos shows, que este ano teve freqüência bem menor   A fila para a macarronada benta
começou antes das 11h. Reparar as crianças sentadas na sarjeta esperando a comida
     
 
Tinha Samu para se alguém
desmaiasse de fome ou se a
macarronada de sardinha
fizesse mal
  Distribuição de camisetas
     
 
A comida grátis atraiu menos
pessoas do que nos anos anteriores
  Fazendo a macarronada
     
     
 
O Padre benze a macarronada   As 10 pessoas entrevistadas queriam mesmo só a macarronada e não sabiam que era benta
     
 
Colaboradores   Vista da cozinha
     
 
     

Veja fotos da festa do Boi Falô nos anos anteriores:
2004
2007

Veja os vídeos de:
2007
2008

Barão em Foco


Veja também:

Abuso político empana brilho do Boi Falô  

 

Anuncie no Barão em Foco

 

Home

Agência 15