18 de janeiro de 2010

ISO 14.001 (Meio Ambiente) a La Barão Geraldo

O Shopping D. Pedro se vangloria de ter a ISO 14001 - Proteção ao Meio Ambiente, mas como a referência é o Meio Ambiente em Barão Geraldo e aqui tudo pode, pode até fajutar a ISO 14001.

O Barão em Foco flagrou o Shopping jogando toneladas de cocô no nosso Ribeirão das Pedras. Isto é feito por uma válvula estratégica escondida no barranco do Ribeirão, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto do shopping, conforme mostra a foto abaixo.

Agravante:
estamos acostumados a ver esgoto quando vaza pelas ruas de Barão Geraldo. A cor do esgoto de Barão Geraldo é cinza. Cheira a cocô, notamos principalmente quando chegamos em casa quando as rodas do carro estão lambuzadas deste esgoto.
O esgoto do shopping porém, é marrom escuro, pois trata-se de concentrado dos sanitários. O motivo desta concentração é que os dejetos dos sanitários do shopping não são diluídos em água como nas nossas casas. É mais fedido e mais denso. Esta sujeira, típica do 5º mundo, vem para Barão Geraldo através do Ribeirão das Pedras, passa ao lado da Escola Rio Branco, do Tilli Center e entra nas nossas casas, através nas patas dos animais e insetos que passam pelo ribeirão.

Atualmente, com as projeções de vários setores brasileiros no exterior e nosso crescimento econômico, já está passando da hora das autoridades tomarem providências quanto ao setor da higiene nacional.

As fotos foram tiradas no dia 23 de dezembro de 2009.

O esgoto concentrado do shopping jogado no Ribeirão das Pedras:

O Barão em Foco solicitou providências à CETESB, através do telefone (19) 3772-6600, mas sentiu que, quando o assunto é cocô no meio ambiente, há tolerância. A CETESB informou que não pode fazer nada quanto à ISO 14001 obtida pelo Shopping, mas iria verificar se há irregularidades quanto às toneladas de cocô no Ribeirão das Pedras. Não Respondeu.

A reação de tolerância da Cetesb ao esgoto é usual em nosso país. Na verdade os brasileiros em geral nasceram em meios com esgoto e cresceram em meios com esgoto. São raros os casos de pessoas que sentem o cheiro de esgoto e se incomodam, estão acostumados. A frase "o que não mata engorda é usual" (na verdade é uma calamidade). Pais levam os filhos em praias contaminadas, apesar dos avisos.
A Agenda 21 brasileira atendeu os requisitos da Agenda 21 Internacional, menos no quesito esgoto, queridinho nacional, até para a ISO 14.001.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco

 

 

 

Anuncie no Barão em Foco

 

Home

Agência 15