As Reuniões dos Moradores sobre o Plano Diretor em Barão Geraldo
- julho 2010 -


Após 6 anos sombrios do exercício da cidadania consciente em Barão Geraldo, onde a Subprefeitura apenas cumpriu determinações da Prefeitura e nada fez para cumprir a maravilhosa Lei 9.199 e o Estatuto das Cidades, a população local retomou as atividades cidadãs de uma forma consciente nestas reuniões que estão acontecendo.
Nas reuniões podemos facilmente reconhecer e sentir orgulho dos moradores que realmente defendem nossa terra e renovam nossas esperanças de um futuro sustentável e de respeito aos cidadãos.

Estas esperanças foram incrementadas na reunião do dia 7 de julho na ProBairro, quando em pleno pronunciamento da Sra. Raquel Gouvêa, repentinamente chegou o ex-subprefeito, hoje vereador, e interrompeu a reunião fazendo críticas ao Barão em Foco e se dizendo portador de recado do Prefeito. Estas interrupções do ex-Subprefeito, que nada fez em prol da lei ali discutida, são costumeiras. Só que desta vez, imediatamente, os presentes gritaram para que ele parasse de falar, se inscrevesse na fila e até lá, esperasse quieto. A reação foi geral e surpreendente, ele sem alternativa, sentou e ficou quieto.
Quando chegou sua vez de falar, contrariamente ao habitual, limitou-se ao assunto da reunião e foi rápido, deu o recado do Prefeito, que não foi aceito pelos presentes. O recado foi demonstração clara de que a Prefeitura está preocupada com as reuniões. Os presentes decidiram que, se o Prefeito tem alguma proposta, que faça por escrito e não mande recado.
Este acontecimento, que pode parecer insignificante para alguns, indica que o Distrito está reagindo à política imposta por forasteiros e seus colaboradores, depois de 6 anos de descaso e ilegalidades no local que escolhemos para viver.

Considerando o empenho do Ex-Prefeito Toninho em cumprir a Lei 9.199 e, em especial formar o Fórum Consultivo e a Casa do Cidadão Baronense, tenho certeza de que, se ele entrasse naquela reunião, seria aplaudido e não ouviria nenhum grito para ficar quieto.
No entanto a atual administração mereceu o ocorrido, pois além de nada fazer para cumprir lei 9.199, foi alvo de vários processos por agir contra esta lei.

Estas reuniões são ótimas, todos os moradores que reclamam, sofrem e não entendem o motivo do descaso das autoridades com as repúblicas estudantis, construções irregulares, o trânsito, a segurança e meio ambiente, deveriam ir nestas reuniões, nem se for apenas para assistir e entender o que está acontecendo.

A próxima reunião será no Salão Paroquial, no centro de Barão Geraldo, dia 13, terça, às 19h30min.

Alfredo Morelli
redator do Barão em Foco

Leia Também:

Leis Interessantes para os Baronenses conhecerem - julho 2010

O Subprefeito não foi convidado para compor a mesa na reunião - junho 2010

A população de Barão Geraldo não pode e não deve  esquecer o comprometimento que o Dr. Hélio fez com o Distrito no Salão Paroquial em 2004. Além de não cumprir nada, fez o contrário. Estas coisas não podem ser esquecidas. Leia para entender a política que Barão Geraldo está vivendo.

A Casa do Cidadão Baronense  

 

Anuncie no Barão em Foco

 

Home

Agência 15