08 de agosto de 2011
 

O novo delegado de Barão Geraldo
Delegacia de Polícia de Barão Geraldo - fone: 3289-1088
Av. Atilio Martini, 354 - Barão Geraldo
- agosto de 2011 -

O Delegado Dr. José Carlos Fernandes da Silva (foto abaixo) foi transferido para a delegacia Central de Campinas.
 

O Dr. José Carlos Fernandes da Silva, Delegado de Barão Geraldo


O novo delegado. Dr. José Carlos Fernandes veio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), onde trabalhou por 2 anos. Também atuou em São Paulo e 15 anos na 4ª Delegacia de Campinas.
Formado em Direito na PUC Campinas e com 21 anos de experiência como Delegado, está providenciando amplo arquivos de fotos para reconhecimento pelas vítimas e vai incrementar a investigação policial no distrito, sua especialidade.

Hoje, em seu primeiro dia de trabalho em Barão Geraldo, entrou em contato com o Presidente do Conseg e lideranças estudantis para ouvir sobre os problemas do Distrito.

Seja bem-vindo e que sua experiência auxilie Barão Geraldo a diminuir as ocorrências e a impunidade!

Barão em Foco


Temos 4 tipos de polícias e uma Guarda Municipal:

A Polícia Civil é chefiada por Delegados de Polícia, cuja unidade chama-se delegacia; a ela cabe atuar como Polícia Judiciária, ou seja, prática de atos que irão auxiliar o Poder Judiciário na aplicação da Lei, nos crimes de competência da Justiça Estadual, sendo responsável pelas investigações de tais delitos, instauração do Inquérito Policial e ações de inteligência policial.

A Polícia Militar é responsável pelo patrulhamento das ruas e operações de segurança pública, o chamado policiamento ostensivo, preventivo e manutenção da ordem pública. É de competência estadual.

Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça e responsável por investigações dos crimes julgados pela Justiça Federal, onde também exerce a função de Polícia Judiciária. Inclui a Polícia Marítima. É responsável pela fiscalização de fronteiras, alfândegas e emissão de passaportes.

Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização de rodovias federais e transporte em estradas.

Guarda Municipal de Campinas:

A Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública deverá viabilizar a ajuda e cooperação, ao nível do Município, das ações dos órgãos oficiais encarregados dessas funções, com vistas à implantação coordenada de medidas preventivas de largo espectro, e de medidas repressivas que visem a promoção da segurança pública, tendo como atribuições básicas:

I – fomentar a ação conjunta de todos os setores ligados aos assuntos de segurança pública, tais como:
a) o Poder Judiciário;
b) o Ministério Público;
c) as Polícias Civil e Militar; e
d) as entidades governamentais ou não que tenham seus trabalhos relacionados diretamente com os problemas sociais e, indiretamente, com a segurança pública.
II – formular uma política de cooperação e integração na área de segurança pública;
III – planejar e propor o orçamento da Secretaria;
IV – controlar e coordenar os órgãos subordinados e anexos à Secretaria;
V – firmar convênio com a iniciativa privada e demais órgãos da Administração Pública, especialmente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para implementar suas metas e atribuições;
VI – atuar junto aos Conselhos Municipais e demais órgãos colegiados;
VII – garantir a realização das prioridades definidas pelos órgãos que, nos termos da lei, são responsáveis pela segurança pública;
VIII – assessorar o Prefeito Municipal em assunto de sua competência;
IX – credenciar os voluntários necessários e determinar suas funções;
X – acompanhar e controlar os convênios de cooperação técnica e administrativa com órgãos e instituições públicas ou privadas, estaduais, nacionais ou internacionais, aprovados pela Câmara Municipal;
XI – presidir o Fundo Municipal de Incentivo a Segurança Pública.

Barão em Foco

 

 

 

Anuncie no Barão em Foco

 

Home

Agência 15