16 de fevereiro de 2011

 

Representante da Prefeitura disse que vai arrumar casas para os moradores do Piracambaia

 

Em Reunião realizada no dia 14 de fevereiro de 2011 no Casarão do Barão, com a presença de 31 moradores do Bairro Piracambaia, que tiveram suas casas alagadas, a Prefeitura de Campinas, na presença do Sr. Roberto e Sra. Sueli, da Secretaria da Habitação, informaram aos moradores que a Prefeitura está providenciando casas do plano Minha Casa Minha Vida para os moradores saírem do Piracambaia. O local é de preservação ambiental e os lotes vendidos não podem ser registrados em cartório.
Na reunião, o Sr. Roberto informou que os moradores deveriam assinar pedido de auxílio moradia (R$371,00), válido por 6 meses,  que começariam a receber em aprox. 20 dias, com a condição de saírem do bairro e não poderem mais voltar.
Informou também que neste período de 6 meses, a prefeitura está legalizando judicialmente a situação deles e que fará a inscrição, dos que assinassem o pedido, no plano Minha Casa minha Vida e que pagarão apenas R$50,00 por mês para ter a casa própria.
Os moradores presentes assinaram o pedido de auxílio moradia e se comprometeram a mudar em 20 dias, mas informaram que só sairiam quando as promessas do Sr. Roberto fossem concretizadas.

Além dos moradores e dos representantes da Prefeitura, também estavam presentes na reunião a Sra. Neusa Aguiar, coordenadora do Casarão do Barão e o Sr. Alfredo Morelli, do Barão em Foco. Estas duas pessoas ajudaram a ficar bem compreensíveis para os moradores, as promessas do representante da Prefeitura. Os moradores não tinham representação de advogado.
 

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco

 Veja as fotos da Reunião:

Sr. Roberto e Sra. Sueli, da
Prefeitura de Campinas
Vista dos moradores na reunião
   
vista dos moradores na reunião Moradora questionando sobre as
incertezas do futuro
 


 

Nota da Redação em outubro de 2015:

O Barão em Foco foi verificar se as promessas da Prefeitura foram realizadas e se os moradores mudaram do local que sofre inundações:
Constatamos que os moradores - todos os que assinaram - adquiriram a casa própria no Minha Casa Minha vida e mudaram do Piracambaia.

Atualmente há corretores no local vendendo os lotes e na mídia também encontramos muitos lotes e casas para serem vendidas no bairro. A situação é conflitante e a Prefeitura precisa definir e informar corretamente os vendedores e compradores do que é legal e ilegal. Leia no final da página alguns processos judiciais a respeito deste assunto.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco


Mapa - Piracambaia I e Piracambaia II


Leia Também:

Prefeitura embarga construções nas áreas baixas do Piracambaia - 16-10-2015

Carta de Altimetria em 3D de Barão Geraldopor William Oliveira Gomes da Silva

Vulnerabilidade por Inundação na Área da Várzea do Rio Atibaia em Campinas - Unicamp 2012

Processo Ministério Público Contra Venda e Parcelamento no Piracambaia - 13-03-2013

Processo da Ass. dos Moradores do Vale das Garças para fechamento do Bairro - 21-06-2010

Mapa aéreo do distrito de Barão Geraldo (Google) - com marcações dos pontos principais

 

 

 

Anuncie no Barão em Foco

 

Home

Agência 15