EXÍLIUS PELA PRIMEIRA VEZ NO SESC CAMPINAS
Grupo Matula Teatro de Barão Geraldo

O Grupo Matula Teatro parte de uma linguagem teatral para falar sobre uma realidade atual, mas ainda distante de muitos noticiários: a situação de conflito dos Saharauis. E a pergunta que fica é: O que determina um território? Nessa tentativa de aproximar mundos foi criada a instalação cênica “Exílius” (que consiste numa mostra fotográfica e um espetáculo), com estréia oficial no SESC Campinas, para esta sexta feira, dia 13 de janeiro de 2012. A partir de um fato verídico, eminentemente político, foi descoberto um impulso para uma reflexão sobre o pensamento do exílio em si mesmo, em seu próprio corpo, sobre a identidade em transformação, sobre o que somos e o que poderíamos ser.

Saharauis são, antes de tudo, nós. Então, ao falarmos deles, falamos de nós mesmos.

Trata-se de 250 mil pessoas que vivem na condição de refugiados, em acampamentos desprovidos de qualquer condição de dignidade, em terras cedidas pela Argélia, próximo a Tindouf,desde 1975 (há 37 anos), quando houve a chamada “Marcha Verde” e invasão do Reino Marroquino em seu antigo território, o Sahara Ocidental, que após a tomada desse país construiu um muro para que os saharauis não retornassem às suas terras.

O muro da vergonha do Sahara Ocidental tem 2.500 Km e divide de norte a sul o território. Vigiado por mais de 150 mil soldados marroquinos o percurso ainda apresenta uma infinidade de minas que, vez ou outra, provocam mortes entre os saharauis ou mesmo entre militantes internacionalistas que fazem periódicas marchas e manifestações no muro.

A instalação cênica “Exílius” é uma metáfora sobre a resistência, sobre a identidade em movimento e sobre as contradições de uma globalização que marginaliza que dificulta as experiências, o contato e as relações e que, muitas vezes nos oprime de nós mesmos. Uma globalização que destrói o que não pode fagocitar.

SINOPSE DO ESPETÁCULO

No espetáculo, com atuação de Erika Cunha, o deserto e a situação de exílio são vistos como metáfora da indisponibilidade do corpo com o espaço e do corpo em si mesmo. Ela - ou Ninguém - está dentro de um carrinho de mão cheio de areia, em busca de conforto, de amparo, do calor da terra quente sobre o corpo frio. Em desejo de pertencer e pertencer-se, a personagem atravessa desertos e faz das memórias, do desconforto e da dor, caminho de exílio em contramão: território de encontro e de saber-se, de retorno às origens e descoberta de raízes, mesmo que fincadas em solo nômade.

Não estamos também nós exilados deles?

Ficha Técnica:

Atuação - Erika Cunha

Direção e iluminação - Alice Possani

Textos- Norberto Presta e Erika Cunha

Figurino e Cenário - Juliana Pfeifer

Trilha Sonora - Silas Oliveira

Fotos – Ligia Brosch

Projeto Gráfico - Estudo Refeel

Vídeos projeções - Ericson Cunha

Coordenação Captação de imagens - Diego da Costa

Fotos Exposição – Paolo Cattaneo

Ambientação Exposição - Anna Kuhl e Bruno Cardoso

Produção Executiva - Anna Kuhl

Realização - Grupo Matula Teatro

Duração: 45 min.

Faixa Etária: 14 anos

Sobre a Instalação Cênica

O público terá a oportunidade de compartilhar o processo de criação do espetáculo Exílius, por meio de uma Instalação Cênica que será montada no saguão do teatro e que envolve uma exposição de imagens feitas no deserto do Saara feitas pelo fotográfo italiano Paolo Cattaneo e registros
 da pesquisa de campo realizada pela atriz no período em que trabalhou com os Saharauis na Itália, além de vídeos e ambientação Sonora.

SERVIÇO

SESC Campinas

Dia 13/01/2012 (sexta-feira)

Horário: duas sessões 19h e 21h

Ingressos:

R12,00

[inteira]

R$ 6,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ 3,00

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]

 

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS

 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15