GUARDA  MUNICIPAL  DE  BARÃO  GERALDO ORIENTA MORADORES

Fone: 153 - 24h

Instalada na Rua Carlos Martins desde 2012, a Base da Guarda Municipal de Barão Geraldo esta sob o comando do GM  Crissafi, que recebeu o Barão em Foco para proferir informes à população. Com trabalho operacional de 24 horas, sua equipe que é composta por 30 guardas e atende também as regiões do Jardim Campineiro, Bairro São Jorge e Parque Fazendinha.

Considerando que a prevenção é uma das melhores atitudes que as pessoas devem considerar no dia a dia para evitar transtornos, o Comandante Crissafi  citou algumas:

  • Cuidado ao abrir e fechar os portões;

  • Não andar com displicência nas ruas;

  • Atenção no uso de celular que promove muito descuido nas pessoas;

  • Ao chegar em casa ficar atento às pessoas estranhas por perto e quando ocorrer, procurar dar voltas na quadra até tudo se normalizar;

  • Ter sempre a mão os números de telefones da Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal.

A guarda Municipal de Barão Geraldo possui o DISK Emergência pelo 153.
Os moradores podem solicitar visitas presenciais em casos que prefiram narrar suas reclamações, bastando fazer agendamento pelo telefone 3241-0018.

A Guarda Municipal de Barão Geraldo participa de todas as reuniões do Conseg e, atualmente, está conseguindo atender democraticamente todas as reclamações dos moradores referentes à segurança e perturbação do sossego.

Barão Geraldo tem apresentado os menores índices de insegurança de toda a região de Campinas e agradecemos a atuação da Guarda Municipal que tem colaborado em muito para atingirmos este objetivo.

Eduardo A. Pinheiro-Bazém
Ambientalista, fotógrafo e morador de Barão Geraldo

Veja as fotos - clique para ampliar

Renato Grissaf de Oliveira, Comandante da Guarda Municipal em Barão Geraldo   Vista da Guarda Municipal no final da Praça do Côco
     

Temos 4 tipos de polícias e uma Guarda Municipal:

A Polícia Civil é chefiada por Delegados de Polícia, cuja unidade chama-se delegacia; a ela cabe atuar como Polícia Judiciária, ou seja, prática de atos que irão auxiliar o Poder Judiciário na aplicação da Lei, nos crimes de competência da Justiça Estadual, sendo responsável pelas investigações de tais delitos, instauração do Inquérito Policial e ações de inteligência policial.

A Polícia Militar é responsável pelo patrulhamento das ruas e operações de segurança pública, o chamado policiamento ostensivo, preventivo e manutenção da ordem pública. É de competência estadual.

Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça e responsável por investigações dos crimes julgados pela Justiça Federal, onde também exerce a função de Polícia Judiciária. Inclui a Polícia Marítima. É responsável pela fiscalização de fronteiras, alfândegas e emissão de passaportes.

Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização de rodovias federais e transporte em estradas.

Guarda Municipal de Campinas:

A Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública deverá viabilizar a ajuda e cooperação, ao nível do Município, das ações dos órgãos oficiais encarregados dessas funções, com vistas à implantação coordenada de medidas preventivas de largo espectro, e de medidas repressivas que visem a promoção da segurança pública, tendo como atribuições básicas:

I – fomentar a ação conjunta de todos os setores ligados aos assuntos de segurança pública, tais como:
a) o Poder Judiciário;
b) o Ministério Público;
c) as Polícias Civil e Militar; e
d) as entidades governamentais ou não que tenham seus trabalhos relacionados diretamente com os problemas sociais e, indiretamente, com a segurança pública.
II – formular uma política de cooperação e integração na área de segurança pública;
III – planejar e propor o orçamento da Secretaria;
IV – controlar e coordenar os órgãos subordinados e anexos à Secretaria;
V – firmar convênio com a iniciativa privada e demais órgãos da Administração Pública, especialmente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para implementar suas metas e atribuições;
VI – atuar junto aos Conselhos Municipais e demais órgãos colegiados;
VII – garantir a realização das prioridades definidas pelos órgãos que, nos termos da lei, são responsáveis pela segurança pública;
VIII – assessorar o Prefeito Municipal em assunto de sua competência;
IX – credenciar os voluntários necessários e determinar suas funções;
X – acompanhar e controlar os convênios de cooperação técnica e administrativa com órgãos e instituições públicas ou privadas, estaduais, nacionais ou internacionais, aprovados pela Câmara Municipal;
XI – presidir o Fundo Municipal de Incentivo a Segurança Pública.

 

 
  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão Geraldo
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 


 

 

Home

Agência 15