27 de novembro de 2017

Os Acordos com o PMDB e Barão Geraldo

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é o maior "partido" político brasileiro. Fundado em 1980, possui uma orientação política "pega-tudo": desde políticos conservadores como Sarney e Eduardo Cunha, liberais como Pedro Simon, populistas como Iris Rezende, progressistas como Roberto Requião, lideres empresariais como Paulo Skaf,  e articuladores como Michel Temer. Já teve membros do antigo movimento de guerrilha MR-8, que saíram porque formaram outro partido. O PMDB contou também com do líder da esquerda comunista Roberto Freire e caciques políticos como Fernando Collor.
É o "partido" com maior número de prefeitos e vereadores, além de ter a maior representação no Congresso Nacional, casa de leis e acordos, fonte principal do seu poder.

Muitos não o consideram um partido, mas sim a maior força política do país que consegue eleger políticos para o executivo nacional, governadores e prefeitos, provendo-se de acordos que o fortalece sem se expor como mandatário. Não há dúvidas de que os segundos mandatos de Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff só foram possíveis devido acordos com o PMDB. Os acordos que foram feitos, porém, sempre teremos dúvidas.

Em Campinas, dentre os acordos toma lá dá cá que elegeram o Dr. Hélio (PTB) estavam o PMDB e o PT.  O PT na época estava em alta e seu apoio também era necessário. O PT de Campinas, porém, se recusou a apoiá-lo. O Dr. Hélio foi então buscar apoio de outro PT, o PT da Marta Suplicy em São Paulo, que concordou em fornecer a sigla do partido para a campanha sob a condição de que a Secretaria dos Transportes de Campinas fosse para o seu protegido Luis Bittencourt. Assim foi feito. Os acordos são inimagináveis.
Os acordos do Dr. Hélio com o PMDB só eles sabem, mas em Barão Geraldo o PMDB foi agraciado com a subprefeitura para Thiago Ferrari, que era do PMDB e este fato representou a derrocada da cidadania participativa no distrito:
O Plano de Gestão Urbana de Barão Geraldo, Lei 9.199, constituía um  Fórum Consultivo, plano pioneiro no país que tinha por objetivo promover a participação organizada da nossa comunidade no processo de desenvolvimento local. Participavam 22 associações e a diretoria foi eleita.
No decorrer do mandato do subprefeito do PMDB, várias ações foram tomadas para que o Fórum fosse desfeito, apesar de ser lei. O gatilho para desmantelamento do Fórum Consultivo foi a aprovação, pelo subprefeito, de micareta dos alunos da Unicamp, em oposição à opinião do Fórum das associações de Barão Geraldo.
Fatos como este ocorrido em Barão Geraldo levam a população ao desânimo e alienação política.

Nas próximas eleições de 2018, o partidão, como de costume, fará acordos para eleger candidatos, se prover dos benefícios sustentado pelo erário público e continuar no poder. Vamos acompanhar.
Estes acordos não são conversas de comadres.  Os políticos eleitos com a colaboração do partidão precisam de estrutura para cumprir os acordos. Não são para inocentes nem para idealistas que depois se arrependem dos acordos e mudam o combinado. Neste caso, as consequências virão pesadas, a exemplo do que presenciamos em 2016 com a presidente
Dilma Rousseff. Não foi golpe do PMDB, foi contra-golpe. A raposa revolucionária fez acordo com um bando de hienas e quis passar a perna nelas, deu no que deu.

E La Nave Va neste país imenso
e glorioso onde tem palmeiras e canta o sabiá.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em foco


A ampla campanha para o Fórum consultivo de Barão Geraldo em 2006

A diretoria eleita do Fórum Consultivo de Barão Geraldo

Veja também:

Fórum Consultivo de Barão Geraldo

Reunião do Fórum em 11/12/2004 - Indicação do sub-Prefeito

 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 99174-2080

 

 

Home

Agência 15