22/01/2018

A Febre Amarela e os Sapos em Barão Geraldo
 

O sapo é um predador natural dos insetos

Quem reside em Barão Geraldo há mais de 20 anos lembra-se dos sapos nas ruas próximas do Ribeirão das Pedras. Este Ribeirão entra no distrito ao lado da Escola Rio Branco, passa pelo Tilli Center, pela Cidade Universitária e acompanha a Estrada da Rhodia.
Os sapos saíam das margens dos rios e iam para as ruas e jardins das casas até um ou dois quarteirões distantes do Ribeirão. Era impossível evitar que os carros atropelassem tantos sapos que estavam nas ruas.

Aqueles sapos se alimentavam das larvas e dos insetos que nasciam no Ribeirão. Se havia muitos sapos é por que havia muitas larvas e muitos insetos. Atualmente não tem mais sapos nem peixes no Ribeirão das Pedras, mas as larvas continuam se desenvolvendo, se transformam em insetos e transmitem a dengue, zica e chikungunya. Agora há possibilidades de transmitirem a febre amarela para os baronenses.

O saneamento básico correto amenizaria em muito estas doenças, mas há esgoto no Ribeirão das Pedras, basta ver a cor das águas, há esgoto no Rio Anhumas e  há esgoto nos Lagos. Nestas águas cinza não nascem mais peixes nem sapos. As larvas dos insetos, porém, são mais resistentes, nascem e se desenvolvem. O uso de agrotóxico também ajudou a eliminar os sapos e peixes em Barão Geraldo.

O Ribeirão das Pedras recebe esgoto desde a sua nascente próxima do parque D. Pedro. Já flagramos o próprio Parque D. Pedro jogando esgoto no Ribeirão. Há vários prédios e residências que canalizam o esgoto direto no Ribeirão. Não há fiscalização e as Estações de Tratamento de Esgoto não funcionam direito, nota-se pelo cheiro que sentimos na Rodovia D. Pedro, próximo do Carrefour, onde está a ETE do Anhumas. A ETE de Barão Geraldo já foi flagrada várias vezes liberando esgoto no Rio Anhumas.

Saneamento básico é primário e fundamental para eliminar doenças. Apenas 38% do esgoto em nosso país vão para as ETEs e estas não funcionam corretamente. Devido à estes fatores estamos constantemente enfrentando muitas doenças que poderiam ser amenizadas.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco
 




 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 99174-2080

 

 

Home

Agência 15