25/02/2018

A Educação no Brasil em 1832 e Atualmente
em Barão Geraldo



"O sistema no Brasil se mantém por todo um embargo na educação"
- Darwin - 1832 -

O Sistema Educacional mudou nestes 200 anos?

Em dezembro de 1831 o navio Beagle, partiu da Inglaterra com Darwin, com o objetivo de fazer um levantamento da costa leste da Patagônia e do Estreito de Magalhães. Passou pelo Rio de Janeiro e Bahia em 1832. Durante a viagem, Darwin teve oportunidade de recolher exemplares de espécimes e também de formular perguntas sobre a história da terra, da fauna e da flora. Esta viagem foi a base para a constituição de suas ideias (MAYR, 2009). Darwin aproveitou ao máximo, pois era um observador incansável, porém inúmeras foram as dificuldades encontradas. As instalações eram desconfortáveis, ficou doente e nauseado por longos períodos. Porém nenhuma dificuldade o impediu de realizar seu trabalho, sempre demonstrando sua admiração pelo que observava como pode ser comprovado com seus escritos ao passar pelo Brasil. Quando chegou à Bahia escreveu “Seria difícil imaginar, antes de ver o panorama, esta natureza tão magnífica (DARWIN,2008, p.56).  Também não deixou de se indignar com a escravidão ainda presente no Brasil escrevendo “onde a maioria ainda está em estado de escravidão e onde o sistema se mantém por todo um embargo na educação, (DARWIN, 2008, p. 63).

Secretaria de Estado da Educação
Em: Darwim



"Não importa o tamanho das acusações que possam existir contra um
homem de posses, é seguro que em pouco tempo ele estará livre.
Todos aqui podem ser subornados.
- Da
rwin - 1832 -

O sistema Jurídico mudou nestes 200 anos?

Em nenhum outro lugar por onde passou, Darwin ficou tão horrorizado com a hipocrisia, a injustiça, a falta de civilidade e a grosseria: "Se ao que a natureza concedeu aos brasis o homem acrescesse seus justos e adequados esforços, de que país poderiam jactar-se seus habitantes! Mas, onde a maioria ainda está em estado de escravidão e onde o sistema se mantém por todo um embargo de educação, fonte principal das ações humanas, o que se pode esperar, a não ser que o todo seja poluído por sua parte?".
O jovem naturalista percebeu a tragédia brasileira na origem: "Não importa o tamanho das acusações que possam existir contra um homem de posses, é seguro que em pouco tempo ele estará livre. Todos aqui podem ser subornados".
Os únicos que ainda mostravam alguma dignidade e lhe despertavam algum respeito eram os escravos: "Não posso deixar de crer que serão eles um dia a dar as cartas. (...) Espero que chegue o dia em que eles garantam os seus próprios direitos".

Bernardo de Carvalho
colunista da folha


Atualmente

Poucos, ou talvez nenhum poder do passado ousou tomar, sem resistência da população, seus bens como a tributação brasileira sem fornecer benefícios em troca (Barão em Foco). Escravos modernos?

Darwin sobre o Brasil em 1832: Os únicos que ainda mostravam alguma dignidade e lhe despertavam algum respeito eram os escravos: "Não posso deixar de crer que serão eles um dia a dar as cartas".

Por enquanto tudo continua como dantes no quartel de Abrantes.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 99174-2080

 

 

Home

Agência 15