21 de abril de 2020

As Pandemias e a China

A violência da chamada “Gripe Espanhola” é atribuída ao aparecimento do vírus da gripe subtipo A (H1N1) de origem aviário que, por mutação adaptativa, adquiriu a capacidade de se transmitir pessoa a pessoa.
Ao contrário do que a sua designação sugere, não teve origem em Espanha. Este H1N1 teve origem na China ganhou solidez em 1993, com os estudos de Claude Hannoun, a maior autoridade mundial na gripe de 1918, do Instituto Pasteur, e depois complementados em 2014 com os artigos do historiador Mark Humphries, sobre a mobilização de 96 mil chineses para a I Grande Guerra. 
Um artigo na National Geographic informa que estes homens foram recrutados em 1917 e transportados em navios e comboios para a França, em vagões e contentores fechados, tendo havido pelo menos 3 mil mortes por gripe entre eles, durante a viagem.

1957-58 | Gripe Asiática | 2 a 4 milhões de mortos
A segunda pandemia do século XX foi provocada por um vírus influenza A do subtipo H2N2 que passou para os humanos a partir de porcos, na China. Foi especialmente mortífera para as crianças do sudoeste asiático.

1968-69 | Gripe de Hong Kong | 1 milhão de mortos
Provocada pelo vírus H3N2, que ainda circula, supõe-se que teve uma taxa de mortalidade mais baixa por ter semelhanças genéticas com a gripe asiática, havendo já alguma imunidade na população.

1997 | Gripe das Aves | 282 mortos
As infecções humanas pelo vírus A (H5N1), semelhante ao que provocou a pandemia de 1918, foram pela primeira vez confirmadas em 18 doentes residentes em Hong Kong (6 dos quais morreram). A rápida decisão de eliminar, em três dias, um milhão e meio de aves revelou-se essencial no controlo da situação.

2003 | SARS | 778 mortos
O síndrome Respiratório Agudo Grave (SARS, na sigla inglesa) foi causado pela infeção com o coronavírus SARS-CoV, com origem nos mercados de animais vivos da China, em 2002: passou da civeta para os humanos. Em 2012 foi detectada na Arábia Saudita uma nova variante deste coronavírus, responsável pela Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS), que causou cerca de 600 mortes.

2009 | Gripe A | 200 mil mortos
O vírus H1N1 surgido em 2009 é geneticamente uma combinação dos vírus da influenza suína, aviária e humana. Começou por ser noticiada como “gripe suína”, com origem no México, mas a OMS alterou a designação para Gripe A. Fez mais vítimas na Argentina, Brasil e México, onde o número de mortes foi quase 20 vezes maior do que no resto do mundo
A Gripe A é hoje uma das formas de gripe comuns em circulação e não obriga a tratamento especial, embora possa ser mais agressivo que outros sub-tipos de vírus da gripe.


2019 - Covid-19 - com origem nos mercados de animais vivos da China? Propagação rápida e mortífera principalmente em idosos.

ESTÁ NA HORA DOS PAÍSES DO GLOBO IMPOREM CONTROLE CIENTÍFICO GLOBAL NA CHINA PARA EVITAR PRÓXIMAS PANDEMIAS.

Infelizmente a China está se desenvolvendo para ser uma potência mundial enquanto centenas de milhões da sua população está abaixo da linha de pobreza e promíscua quanto à escassa alimentação e costumes. Isto favorece o desenvolvimento de doenças virulentas, segundo milhares de cientistas de vários países.
Para conseguir seus objetivos, as pandemias parecem ser controladas pela China para poucas mortes dos seus potenciais consumidores mundiais, mas causam grande estrago na área econômica global e pouco estrago em sua própria economia.
Há previsões de mortes de 1 milhão de pessoas com o Covid-19. O total de pessoas existentes atualmente no globo é de 7,7 bilhões. A morte de 1 milhão de pessoas pelo globo, representa apenas 0,013% do potencial de consumidores mundiais dos produtos chineses.

Acusada de provocar a pandemia, a China argumentou que não mataria seus potenciais consumidores. O argumento não é válido considerando que as mortes representam apenas 0,013% da população mundial.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco

Bibliografia:

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/a-china-esteve-na-origem-de-nove-epidemias-desde-a-decada-de-1950
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/01/31/sars-h1n1-e-coronavirus-por-que-a-china-e-berco-de-grandes-epidemias.htm
https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/por-que-motivo-ha-tantos-virus-com-origem-na-china
https://www.infoescola.com/doencas/principais-pandemias/
 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 99174-2080

 

 

Home

Agência 15