22 de julho 2008

Lembramos que o problema principal não são as torres e sim a potência das torres

Torre de celular vai emitir mais que o permitido (3µW/cm2)
de densidade de potência em Escola de Barão Geraldo

Os moradores dentro do raio de 200m do local não foram consultados
 

Sob os protestos e indignação dos vizinhos, estão construindo às pressas e sem consulta na vizinhança, uma torre de transmissão para celular no centro de Barão Geraldo, a 100m da Escola Rezende. As fotos abaixo foram tiradas no domingo, dia 20 de julho de 2008.

Pela Lei municipal 11.024/01 de Campinas, em seu artigo 10º, as torres de transmissão para celulares só podem ser construídas com a concordância de 60% dos moradores em um raio de 200m do local onde o aparelho será instalado.

Pela mesma lei, o limite de potência é de 100µW/cm2 para a vizinhança (com 60% de concordância) e de apenas 3µW/cm2 em hospitais, asilos, creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental (Artigo 11º). A torre está a 100 m da Escola Rezende, que tem alunos de ensino fundamental da 4ª à 8ª série. Nesta distância a radiação é praticamente integral.

Em 2007 a atual gestão da Prefeitura de Campinas pretendeu alterar a Lei 11.024/01 no artigo 3º, aumentando a potência de radiação de 100 para 435µW/cm2. O físico e professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Vitor Baranauskas, leu a minuta do projeto e considerou um retrocesso em relação à legislação de 2001. Segundo ele, o maior problema é com o limite máximo de emissão de radiação eletromagnética. A Suíça, por exemplo, só permite 10 microwatts por centímetro quadrado de radiação.

Os moradores próximo da instalação da antena estão apreensivos. Um comerciante do local lamentou: -"se em Barão Geraldo as autoridades fazem vista grossa para as construções irregulares dos construtores, não vão nem enxergar a construção irregular da tele, pois até Delegado da Polícia Federal tem problemas quando enfrenta este pessoal, imagine nós.
Quando foram informados que na Suíça só é permitido 10 micro watts de radiação e eles teriam que ficar sob 100, com possibilidade de até 435, ficaram assustados mesmo sem entender direito o que é potência de radiação em µW/cm2 (microwatts por cm quadrado). "Por que lá só pode 10 de radiação e nós temos que aguentar até 400?" perguntou uma moradora.
Os moradores farão reunião na segunda-feira, dia 21/07/2008 para definição de um plano de defesa.

Alfredo Morelli - Barão em Foco


Dia 22/07/2008: Segundo os moradores, na terça-feira à tarde, dia 22/07/2008, com interferência de um Vereador, a obra foi embargada, mas continuam apreensivos, pois agora começa os trâmites no judiciário e não se sabe se a lei 11.024/01 será ou não cumprida.
A tendência é a atual gestão da Prefeitura tentar alterar esta lei para 435µW/cm2 e retirando a exigência da consulta aos moradores próximos, beneficiando as operadoras. Vamos aguardar.
"Os construtores irregulares constroem sempre às pressas em Barão Geraldo, pois se a obra for terminada antes do embargo, acaba sendo utilizada mesmo sem autorização. Essa conseguimos barrar bem no começo, pode ser que o embargo funcione" afirmou um comerciante próximo do local.

Outro morador informou que a artimanha das teles é não comprar os terrenos que estão próximos de residências e oferecem um aluguel absurdo, R$5.000,00 por mês (valeria R$400,00) e o proprietário é que vai desesperado atrás das autorizações dos vizinhos para não perder este dinheiro. No mês passado esta mesma tele  ofereceu este valor para um proprietário de terreno na Rua Francisca Merciai, que não aceitou.


Vejas fotos:
Clique p/ ampliar

O local é entre a Escola Rezende e a Praça Bicicross, no terreno da esquina (com a caçamba). As árvores já foram cortadas
e a construção está em andamento.
 

 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15