Os testes na ETE de Barão Geraldo vão começar

Está marcado para o dia 1º de abril de 2009

 

Segundo as placas indicativas do local, a estação de tratamento de esgoto - ETE - de Barão Geraldo foi projetada para tratar o esgoto de 30.000 pessoas. Barão Geraldo tem 60.000 moradores, mas com esta ETE funcionando, significa que o distrito não vai mais jogar todos dejetos nos rios, pelo menos uma parte será tratada. É um grande passo em direção à conscientização cívica dos políticos e população.

Os moradores da Vila Florida e Vila Holândia, que ficam próximos da Estação, estão apreensivos quanto ao cheiro, pois nos testes da ETE do Anhumas, o cheiro pode ser sentido há várias centenas de metros do local.

A previsão é que a estação funcione plenamente dentro de um ano, mas se seguir o exemplo da Estação Anhumas, vai demorar muito mais, pois esta foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 2007 pelo Presidente Lula e até hoje funciona apenas com uma pequena parte da sua capacidade.

No primeiro mundo, estas estações vão além do tratamento do esgoto, são estações de reciclagem. Da estação, a água volta potável para as casas, mas este processo envolve tecnologia avançada e responsabilidades inexistentes nos países em desenvolvimento. Em Singapura, o governo provou para a população que a água que ele recicla, após ter sido recolhida dos ralos e privadas do país, é melhor do que a potável comprada da Malásia.

A nossa tecnologia de tratamento de esgoto em grande escala está no início, a água que sai das ETEs são apenas melhoradas e diluídas com a água dos rios.
As estações de tratamento de água (ETA), que coletam e tratam a água que vem para nossas casas, ficam em pontos estratégicos de rios para coletarem a água com poucos dejetos, fato que está cada vez mais difícil.

As estações de tratamento de esgoto estão sendo implantadas nos paises em desenvolvimento devido à pressão internacional, que começou com a ECO92. O Brasil, muito lentamente e atrasado, está cumprindo algumas metas da chamada Agenda 21.
O entrave brasileiro na questão do esgoto é que a grande maioria da população não se importa em ver aquele caldo escuro nos Rios e Ribeirões, consequentemente a realização de saneamento não é prioridade.

Barão em Foco


Informe-se:

Saiba o que é a Agenda 21 da ONU - Ministério de Meio Ambiente

Saiba o que é a Agenda 21 Brasileira - Ministério de Meio Ambiente

Saiba o que é saneamento básico - Sabesp

ETE - Tecnologias acessíveis - BNDES

Veja o vídeo do local da ETE de Barão Geraldo - WMV

Barão em Foco

 

 

Home

Djweb design