Comida de restaurante causa 34% dos surtos de diarréia por salmonela

Intoxicação provocada pela bactéria se deve principalmente a ovo contaminado

Um estudo recém concluido mostra que, no Estado de São Paulo, 84% dos surtos de diarréia provocados por salmonela tiveram origem em alimentos de restaurantes e lanchonetes. As intoxicações alimentares ocorreram principalmente por causa de ovos contaminados.

O dado mostra que estabelecimentos não seguem as leis sanitárias estaduais, que proíbem a preparação de alimentos com ovos crus ou mal cozidos.

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado chegou à estatística após analisar os 200 surtos de diarréia por salmonela ocorridos entre 1999 e 2007 - 6.200 pessoas ficaram doentes e seis morreram.

Dos surtos, 22% foram provocados por alimentos feitos em casa e 14%, por alimentos consumidos em festas; Em cada dez casos, seis foram provocados por ovos infectados.

A salmonela é uma bactéria encontrada no intestino de animais - e particularmente comum nas galinhas. Os humanos se contaminam principalmente pela alimentação.

Pesquisas realizadas no Brasil mostram que, em cada 200 ovos, um contém salmonela. A bactéria pode estar presente tanto na casca como dentro.

A melhor forma de evitar a chamada salmouelose é fritar ou cozinhar bem os ovos antes de consumi-los. Nunca devem ser comidos crus. Como alternativa, existem as claras e as gemas industrializadas (líquidas ou em pó), que, no entanto, ainda não são encontradas com facilidade nos supermercados.

"A salmonela se espalhou pelo mundo. Já não é seguro tomar uma gemada ou comer um ovo frito com gema mole", afirma a médica Maria Bernadete de Paula Eduardo, responsável no Centro de Vigilância Epidemiológica pelas doenças transmitidas por alimentos.

Também se recomenda que os ovos e os alimentos prontos sejam sempre mantidos em locais refrigerados. Isso dificulta a proliferação da bactéria.

Atualmente, a Anvisa (Agência Nacional de vigilância Sanitária) estuda tornar obrigatórios no rótulo das embalagens de ovo alertas sobre os cuidados que devem ser tomados antes do consumo. Muitas vezes, os procedimentos de higiene nas granjas não impedem a contaminação dos ovos.

A diarréia provocada pela salmonela pode durar até sete dias. Nesse período, é importante beber bastante água, para evitar desidratação. Os sintomas também incluem febre, cólicas, náusea, vômito e dor de cabeça. A pessoa normalmente se cura sozinha.

Quando os sintomas demoram a passar, recomenda-se que o doente procure um médico. Há casos raros de morte. Envolvem principalmente crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico fraco.

Embora tenha registro de 6.200 pessoas infectadas, o Centro de Vigilância Epidemiológica diz que o número é maior, já que muitas pessoas não procuram ajuda médica.

O QUE É SALMONELOSE

lnfecção do intestino provocada pela SalmoneIIa, um tipo de bactéria encontrado principalmente em alimentos de origem animal contaminados, como carnes, ovos e leite.

SINTOMAS
Os mais comuns, que levam até 72 horas pára aparecer, são diarréia, febre, cólicas, náusea, vômito e dôr de cabeça.

TRATAMENTO
A maioria das pessoas se cura espontaneamente, mas é preciso cuidar da desidratação. Em certos casos, como em idosos e crianças, as complicações podem levar à morte.

COMO EVITAR
Cuidados com a higiene ao manipular alimentos; ovos e alimentos com ovo devem ser mantidos na geladeira; ovos quebrados e sujos devem ser descartados.

RICARDO WESTIN  - Folha 11 de setembro de 2008

 

 

Home

Djweb design