Informe-se antes de comprar imóvel  na região
do Ribeirão das Pedras
- novembro 2009 -

Dentro de uns dois anos os alagamentos serão frequentes nesta região
 


Mais um loteamento aprovado com as águas das chuvas indo para o Ribeirão das Pedras

O Ribeirão das Pedras nasce próximo do Shopping D. Pedro de onde acolhe todas as águas das chuvas, devido à impermeabilização do terreno. Entra em Barão Geraldo pela Fazenda Santa Genebra, passa pela ponte ao lado da Escola Rio Branco,  depois passa pela ponte ao lado do Tilli Center, depois pela ponte próxima do Parque Ecológico, depois pela ponte na entrada do Condomínio Barão do Café, daí para a frente acompanha a Estrada da Rhodia e deságua no Rio Anhumas, nos fundos da Hípica Barão.

Quando o Shopping D. Pedro foi construído não houve planejamento sustentável para a região do Ribeirão das Pedras. Quando chovia forte, alagava as pontes por onde passava, principalmente nas pontes ao lado do Tilli Center e da Av. Oscar Pedroso Horta, onde as tubulações tinham apenas 90 cm de diâmetro.
Como a cidade Universitária começou a ficar ilhada nos dias de chuvas e as reclamações eram constantes, a Ex-prefeita Isalene determinou que as tubulações destas duas pontes fossem aumentadas. Houve inauguração e o custo divulgado das obras foi R$320.000,00. Este dinheiro foi pago pelos cofres públicos, isto quer dizer que até os moradores lá do São Bernardo ou do Jardim Rossin ajudaram a pagar as novas pontes que deveriam ter sido aumentadas com dinheiro do construtor, calculado através de um planejamento sustentável da obra. Este dinheiro público bem que poderia ter sido utilizado na construção do Teatro de Barão Geraldo ou nos 9 Km da aprovada Ciclovia de Barão Geraldo. Consideramos o valor acima de pouca significância para o porte da obra do shopping, mas muito significante para o desenvolvimento cultural do distrito, não havendo justificativa para esta "doação" a um dos grupos mais ricos do país.

Atualmente, com impermeabilização dos novos condomínios, principalmente na região do início do Ribeirão, as chuvas já alagaram a Estrada da Rhodia na ponte do Condomínio Barão do Café, que ainda não foi aumentada. Com o novo loteamento ao lado da Unicamp (foto acima), poderemos esperar muitos outros alagamentos do Ribeirão das Pedras.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco

 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15