Dia 18 de setembro de 2009 às 12h30min , O GRUPO DAS EXCARAVELHAS de dança contemporânea apresentará a coreografia REPELENTE no auditório do IA (Instituto de Artes da Unicamp –cidade Universitária, Campinas SP) integrando a programação do FEIA 10 – Décimo Festival do Instituto de Artes da UNICAMP. A apresentação faz parte da comemoração dos 10 anos do Grupo das Excaravelhas formado por Ló Guimarães, Juliana Couto, Milena Machado Figueiredo, Paula Salles e Elenita Queiróz, todas ex-alunas do curso de dança da UNICAMP.

A entrada é gratuita. 

 

Ló Guimarães em Repelente, Grupo das Excaravelhas 

REPELENTE Tem como tema o incômodo, abordado das formas mais variadas, desde incômodos físicos até incômodos sociais.

A pesquisa de linguagem partiu de situações que prendem, atrapalham, bloqueiam... e conseqüentemente, irritam e afligem. Situações que vão desde zumbidos e picadas de insetos, pessoas que falam demais, cócegas, posições incômodas, até convenções de comportamentos sociais, que não respeitam as diferenças de culturas e hábitos. O caráter introspectivo da coreografia permeado pelo humor gera o conflito das relações apresentadas, convidando o espectador à reflexão. 

Concepção e Direção: Ló Guimarães
Coreografia e Interpretação
:
GRUPO DAS EXCAREVLHAS

Integrantes:
Elenita Queiroz
Juliana M. Couto
Ló Guimarães
Milena Machado Figueiredo
Paula Salles

Duração: 20 minutos

 HISTÓRICO

Desde 1999 a cultura popular de massa, presente tanto no aspecto imagético das pessoas através dos meios de comunicação como a televisão, o rádio e a Internet, mesclado aos hábitos e situações vivenciadas no dia-a-dia, tem sido a principal temática dos espetáculos do Grupo das Excaravelhas.

Através da constante pesquisa de linguagem no universo da dança contemporânea o Grupo das Excaravelhas vem se caracterizando por um vocabulário acessível e bastante comprometido com as temáticas sociais que se propõem a retratar.

O humor tem estado muito presente na linguagem utilizada pelo Grupo, que encontra nas experiências pessoais das próprias integrantes motivos para suas criações coreográficas. Todas as integrantes criam, interpretam e dirigem as coreografias. Apesar da formação em dança o elenco não se limita a esta forma de representação para compor seus espetáculos, arrebanhando muitas vezes os elementos da linguagem teatral e da música para complementarem suas obras.

O objetivo maior nas criações é estabelecer elos de interação entre artista e espectador, através da linguagem da dança, permitindo que ambos possam se reconhecer e refletir sobre suas relações com o mundo.

As coreografias muitas vezes partem de uma representação mais direta dos assuntos que abordam, mas são nas sutilezas das composições que revelam sua originalidade. Esta forma de coreografar tem atraído e despertado interesse pela dança contemporânea de públicos bastante diversificados.

        Comemorando 10 anos de trabalho ininterrupto em dança contemporânea o Grupo das EXCARAVELHAS acumula em sua trajetória parcerias e projetos como: NÚCLEO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE CAMPINAS (com participação de vários grupos independentes da cidade), MOSTRA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE CAMPINAS (mostra de trabalhos de artistas da dança Contemporânea de Campinas), RODA DE IMPROVISAÇÃO DE DANÇA E MÚSICA(em parceria com Tugudum Cia de Dança e Percussão), FESTA DAS 1001 DANÇAS , PROJETO DANÇA COMUNITÁRIA, VAI – VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS (Prefeitura Municipal de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo)

No histórico do Grupo, estão ainda espetáculos e coreografias premiadas: “Procura-se Elenita Queiroz II” contemplado pelo FICC – FUNDO DE INVESTIMENTOS CULTURAIS DE CAMPINAS – 2008; “Tantas Emoções”, juntamente com o Núcleo de Dança, contemplado pela CAIXA CULTURAL - 2006/2007;e 1° lugar – Melhor Trilha Sonora e 2° lugar – Melhor Coreografia no FESTIVAL CURTA DANÇA DE SOROCABA – 2002 “O Caminho se faz ao Caminhar” contemplado no  8° CULTURA INGLESA FESTIVAL - 2004 e ganhador do prêmio de Melhor Espetáculo de Dança pelo Prêmio Júri Popular; “Repelente” 3° lugar – Melhor Coreografia no FESTIVAL DE DANÇA DE LONDRINA – 2003; entre outros.

 

www.excaravelhas.com.br
contato@excaravelhas.com.br
(19) 8185 3495

 

 

Home

Djweb design