Barão Geraldo 50 anos

Barão Geraldo completou 50 anos como distrito de Campinas em 30 de dezembro de 2003. Existem muitas lembranças dos baronenses aqui nascidos e muita história. Saudosismo saudável, legítimo, foram eles que iniciaram com muita luta a primeira escola, a iluminação elétrica, a primeira linha de ônibus, deram início à urbanização.

Os moradores se lembram da professora dona Alzira de Aguiar Aranha, esposa do chefe da estação da Estrada de Ferro Sorocabana, que começou a alfabetizar as crianças de Barão Geraldo e originou o Grupo escolar de Barão Geraldo, em 1952. A Sra. Maria Luiza Pavan Buratto atendia e consolava os doentes com muito mais carinho e humanidade que o atual Posto de Saúde, cheio de horários e burocracia. As lembranças são muitas, Barão Geraldo é terra de quem faz acontecer.

Com o loteamento da Cidade Universitária e Construção da Unicamp, Barão Geraldo começou a se transformar. Na alegria daqueles tempos, os moradores não imaginavam que, no futuro, o distrito se transformaria em pólo de especulação imobiliária sem se preocupar com um futuro sustentável.

O orgulho dos feitos passados, os atos de verdadeira cidadania não podem ser ignorados diante da realidade desta transformação em Barão Geraldo. Os autores dos atos inconsequentes ignoram que Barão Geraldo tem história que é lembrada com orgulho e irá reverter este processo de submissão para favorecimento alheio aos ideais do distrito.

Loteamentos com terrenos de 200 m2 aprovados pela Câmara de Campinas, infra-estrutura precária, trânsito nem se fala, jardins sem iluminação, investimentos externos em moradias estudantis desordenada, violência, buracos, aquele cano de esgoto da Unicamp escorrendo na lagoa e a água sendo utilizada para irrigação nas antigas hortas, em dezenas de plantações. É até desagradável escrever mais, parece negativismo.

Onde estão os políticos de Barão Geraldo? Votamos em um que ia representar Barão, este virou Secretário da Educação e saiu de uma forma estranha. O que foi feito para Barão? 

Felizmente, ao ler cartas como as do Sr. Tonella, ao ver as soluções do Sr. Pedro Vilas Boas, o desempenho das Sras. Vera Crosta, da Nadir Dallacqua, da Cristina Rodrigues, da diretora Maria da Conceição, ao participar das reuniões das Associações de Bairros, ao escutar os depoimentos dos baronenses mais velhos, ao visitar a Pró-Menor,  ao conversar com a Edméia, ao ler o livro da Rita Ribeiro e ao ver as atividades do Salve o Anhumas, sentimos uma enorme energia e preocupação de pessoas  que se dedicam e poderão recuperar Barão Geraldo da obscuridade que estão nos impondo.

Nas próximas eleições, há a necessidade premente de eleger  pessoas que, verdadeiramente representem Barão Geraldo com suas dezenas de bairros. Mas não é o bastante, o distrito de Barão Geraldo tem que se libertar da política de interesses de Campinas. Temos muitas necessidades e necessitados aqui em Barão. Nós temos que resolver os nossos problemas.

Necessitamos de mudanças. Temos principalmente, condições humanas para coordenar um futuro sustentável. Barão Geraldo necessita utilizar as verdadeiras mentes cidadãs aqui existentes para esta coordenação. Quem participar das reuniões nas dezenas de Associações aqui existentes, irá constatar o potencial cívico, o interesse pelo certo e a força para direcionar Barão Geraldo.  

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco



 

 

 

 

Anuncie no Barão em Foco

  Mundo
Brasil
Jornais
Política
Economia
Educação
Emprego
Cinema
Fotografia
Opinião
Quem Somos
Contato
Matérias Anteriores
Empresas de Barão Geraldo
Fórum Consultivo de Barão Geraldo
Casa do cidadão Baronense
Carnaval em Barão Geraldo
Centro de Saúde
Conseg de Barão Geraldo
Escolas de Barão Geraldo
Mapas de Barão Geraldo

Mata do Quilombo
Mata Santa Genebra
Meio Ambiente Barão Geraldo
Ciclovia em Barão
Casarão do Barão
Parque Ecológico de Barão Geraldo
Parque Linear Ribeirão das Pedras
Polícia Civil
Polícia Militar
Praças de Barão
Restaurantes em Barão Geraldo
Rio Anhumas
Subprefeitura de Barão
Teatro em Barão Geraldo
Vídeos de Barão Geraldo

Publicidade no Barão em Foco - clique aqui
Fones: (19) 2121-0632  (19) 3044-0101

 

 

Home

Agência 15