.
Ao Barão em Foco

 

Morando em Barão há mais de um ano, só hoje tomei contato com o 'Barão em foco'. Causou-me admiração o volume de informações disponibilizadas e o cuidado e carinho com que nosso bairro é tratado. Parabéns pelo trabalho!
 
Decidi construir e morar em Barão - Vila Santa Isabel - por conta das características urbanas aqui presentes que hoje se resumem na expressão "qualidade de vida", ou seja, densidade média, pouco trânsito, serviços suficientes, arborização, entorno urbano de fazendas (ainda) preservadas, facilidade de acesso rodoviário, proximidade de Campinas, etc.
 
Minha grande preocupação é com a manutenção da qualidade do bairro e preservação da zona rural. O avanço indiscriminado dos condomínios pode comprometer a qualidade ambiental não só de Barão mas de toda Campinas. As porções não urbanizadas ao da Dom Pedro I na região Leste, que se somariam ao Parque Ecológico Emílio José Salim; as antigas fazendas Pau d'Alho, Argentina, Santa Genebra, Rio das Pedras, etc; a fazenda Santa Elisa/Ital; a área do Exército, tudo isso tem que ser mantido.
 
Seria menos nocivo ao meio ambiente adensar um bairro já ocupado do que avançar sobre áreas de características rurais, como vem ocorrendo no município de Paulínia.
 
Vindo de Campinas pelo Tapetão, é muito agradável atravessar a área rural da Santa Elisa. Ao contrário, quem vem pela CPFL, ao chegar ao trevo sobre a Dom Pedro I, no início da estrada de Moji, com tristeza vê mais uma ferida urbana sobre o pasto: mais um loteamento se implanta, junto ao Alphaville.
 
Por enquanto considero-me privilegiado, porque meu bairro é abraçado pela fazenda Rio das Pedras. O antigo leito da Funilense é um lindo parque linear, que se estende até a avenida Santa Isabel graças ao empenho dos próprios moradores que cuidam de arborizar e impedir o vandalismo daqueles pobres de espírito que por vezes ali vêm jogar lixo.
 
Nesse sentido, vejo o 'Barão em foco' como os moradores organizados no cuidado com o bairro, em vigília como fazem meus vizinhos Claudemir, Joaquim, Edson, Firmino, Mário, e tantos outros que ainda não tive oportunidade de conhecer. Prazer em conhecê-lo, Barão em foco, conte comigo.

José Donizete Cazzolato

 

 

Home

Djweb design