Barão Geraldo ganha Projeto Cicloviário de 3,5 Km


Construção de ciclofaixas resulta da parceria entre EMDEC, Subprefeitura, Unicamp, Seplama e a iniciativa privada A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) e a Subprefeitura de Barão Geraldo lançaram, no último dia 21 de setembro, o Projeto Cicloviário, que conta com 3,5 Km de ciclofaixas, interligando a Av. Santa Isabel, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Parque Ecológico (também conhecido como "Lagoa").
O projeto foi desenvolvido a partir das diretrizes traçadas em 2003 pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) e conta com a colaboração da Unicamp, que executou parte das intervenções, além do apoio da iniciativa privada.
Em setembro do ano passado, foi construída a ciclovia da Unicamp (pista segregada dos veículos), com a extensão de 1.000 metros na Av. Professor Atílio Martini ("Av. Dois"), no trecho entre a Av. Albino José Barbosa de Oliveira e a Praça Henfil.
Nesta data, foram implantadas três novas ligações cicloviárias: a ciclovia da Unicamp junto à Praça Henfil, a ciclofaixa (somente a faixa especial pintada na via, sem segregação, como no entorno da Lagoa do Taquaral) de ligação para o Parque Ecológico e a ligação cicloviária Moradia / Sta. Isabel.
Para definir as vias que integrariam o Projeto Cicloviário nessa nova fase, a EMDEC e a Subprefeitura levaram em consideração a Pesquisa Origem e Destino, realizada no município em 2003, que mostrou que a maioria dos deslocamentos feitos com bicicleta em Barão Geraldo é motivada por estudo e trabalho. Por este motivo, as ciclovias/ciclofaixas foram feitas nos trajetos mais curtos, amplamente usados pelos ciclistas e onde havia conflito com automóveis, garantindo mais segurança à população.
Moradia / Unicamp / Sta. Isabel Para facilitar o deslocamento dos universitários, serão sinalizados vários
trechos de ciclofaixas entre a Av. Professor Atílio Martini, no cruzamento com a Av. Albino J. B. de Oliveira e a entrada à moradia da Unicamp, na Av. Santa Isabel. No total, serão 1,1 Km de extensão no sentido Unicamp - Moradia e 1,3 Km de extensão no sentido Moradia - Unicamp.
O cruzamento da Av. Professor Atílio Martini com a Av. Albino J. B. de Oliveira receberá focos semafóricos exclusivos para bicicletas, possibilitando a travessia junto à viela existente no local. Os ciclistas chegarão à Praça Isabela B. Antoniolli, seguirão pela ciclofaixa junto ao meio fio da Av. Manoel Antunes Novo, R. Profª. Zélia Seixas de Siqueira, R. Francisco Andreo Aledo, R. Jerônimo Pattaro, seguindo até a Av. Santa Isabel, onde será feito um retorno, possibilitando a entrada para a
moradia da Unicamp.
No sentido Moradia/Unicamp, a saída será pela Av. Santa Isabel, passando pelas ruas Agostinho Pattaro, José Martins, cruzando com a Praça Isabela B. Antoniolli e atravessando pela viela que dá acesso à ciclovia da Av. Professor Atílio Martini, chegando à universidade.
Outros locais A Unicamp fez as conexões da ciclovia já existente (na Atílio Martini) com o refeitório da universidade e a entrada e saída pela Av. Érico Veríssimo.
Agora, será entregue ao distrito uma nova ciclofaixa, ao longo da R. Dr. Francisco de Toledo, com a extensão de 550 metros, ligando a Praça Henfil ao Parque Ecológico.
Outro trecho irá ligar o bairro Agostinho Pattaro e a Vila São João - onde é possível trafegar com a bicicleta com segurança, sem a necessidade de sinalização especial. Essa ciclofaixa será pintada na Av. Manoel Antunes Novo e na R. José Martins e terá a extensão de 500 metros.
Mudanças na circulação Para ampliar a segurança dos ciclistas e também dos motoristas, a EMDEC implanta, a partir desta data, sentido único de circulação na Av. Manoel Antunes Novo e na R. José Martins.
Na primeira via, será permitida a circulação apenas no sentido R. Alcides de Barros - R. Carlos Martins. Na segunda, será implantado o sentido único entre a R. Francisco Andreo Aledo e a R. Antonio Pierozzi.
Essa mudança deverá contribuir para queda significativa dos riscos de acidentes no cruzamento dessas vias com a R. Agostinho Pattaro.

     

 

Home

Djweb design