1ª. OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO

 BARÃO GERALDO

 

Barão Geraldo recepcionou representantes das secretarias municipais da Saúde, Educação, Assistência Social e Habitação, na Casa de Cultura Casarão do Barão, para a 1ª. Oficina de Planejamento Integrado, no dia 14 de fevereiro.

O principal objetivo deste encontro foi estabelecer as demandas prioritárias de cada setor e traçar uma meta de ação conjunta, onde o trabalho integrado de cada um fornecerá suporte para que as ações sejam descentralizadas, porém, efetivas.

Os projetos de ações descentralizadas não são novidade e já foram implantadas no município de São Paulo. "Em São Paulo a implantação foi de cima para baixo e nós queremos fazer uma política de gerenciamento que parta de baixo para cima, envolvendo os setores básicos, onde a comunidade possa fazer parte desta mudança e desta reestruturação", enfatiza Thiago Ferrari, subprefeito do distrito de Barão Geraldo.

Cada representante das secretarias apresentou painel ilustrativo sobre os resultados até 2007, demonstrando as ações desenvolvidas na região e, também, as dificuldades que se interpõem no andamento destes projetos. Desta forma, mapeando os pontos críticos, a idéia é que se consiga agilizar de forma intersetorial as demandas já levantadas em cada secretaria. Cerca de 40 pessoas estavam presentes na Oficina e se dividiram em dois grupos temáticos, apontando e priorizando ações necessárias para a região Norte (Barão Geraldo) e elaborando um relatório preliminar de intenções, que deve ser o norteador para os trabalhos da subprefeitura, em conjunto com as secretarias, para o ano de 2008.

Atuando conjuntamente e promovendo a integração descentralizada das ações, o planejamento se desdobra em vários vetores, atingindo a eficácia esperada e sendo ponto de referência para o planejamento municipal.

Segundo Darci da Silva, da Secretaria de Assistência Social, as ações integradas são afiadas ferramentas para o executivo e Barão Geraldo sai na frente, promovendo este encontro que levará importantes resultados, servindo de modelo.

Um exemplo de projeto integrado é o Projeto Horta nas Escolas, desenvolvido em escolas do distrito, com várias parcerias. A informação e o estímulo aos estudantes leva um novo conceito para suas casas, que abrange reciclagem, higiene básica, saúde e, nas escolas, conceitos como trabalhar em equipe, respeito ao colega, alimentação, disciplina, horário e serve como importante utensílio para a promoção da interdisciplinaridade. De outro lado, o atendimento em Centros de Saúde e associações pode encaminhar famílias em projetos como o Cesta Básica, Bolsa Família e a distribuição de horti-frutis.

A 1ª. Oficina encerra suas atividades com um novo conceito de planejamento integrado, onde as várias instituições terão autonomia de ação para buscar um resultado mais rápido e efetivo.

Thiago Ferrari
Subprefeito de Barão Geraldo

 

Home

Djweb design