Campus Rio Claro realiza nova audiência pública – IFSP

Nesta 4ª audiência foram divulgadas atualizações quanto aos eixos e aos cursos a serem ofertados

Da esquerda para direita: Geraldo Voluntário(vereador), Gustavo Perissinotto (prefeito), Julinho Lopes (vereador) e Eduardo Modena (diretor do campus)

O Campus Rio Claro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou, na noite de ontem (27), uma quarta audiência pública de implantação do campus no município. Durante o evento, foram divulgadas algumas atualizações quanto aos eixos tecnológicos e aos cursos que serão ofertados na nova unidade.  Na ocasião, também foi assinada a licitação da reforma do local onde vai funcionar o Campus Rio Claro do IFSP (antigo prédio da Unesp).

A decisão dos eixos e dos cursos partiu da análise dos questionários, respondidos pelos moradores do município, em que foram apontadas as expectativas da comunidade. Ficou definido que serão contemplados seis eixos: Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Controle e Processos Industriais, Gestão de Negócios e Desenvolvimento Educacional e Social. A partir deles, poderão ser ofertados diversos cursos, como técnicos em Cerâmica, Segurança, Libras, Informática, Produção de Áudio e Vídeo, Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Automação.

A previsão é que, ainda em 2023, o campus já comece a ofertar cursos de Formação Inicial Continuada (FIC). Já o primeiro curso técnico do novo campus deve ter início em 2024, dentro do eixo de Informação e Comunicação, que contempla cursos como Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Nuvem, IoT, IA, Big Data, entre outros. Vale destacar que o início da oferta de cursos técnicos está condicionado à liberação de códigos de vagas pelo Governo Federal, o que permitirá a contratação de servidores para o pleno funcionamento da nova unidade. Cursos técnicos nos eixos Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios serão ofertados a partir de 2027.

A audiência desta quarta aconteceu na Câmara Municipal de Rio Claro e contou com a presença do diretor-geral do campus, Eduardo Antônio Modena, do prefeito da cidade, Gustavo Perissinotto, e dos vereadores Geraldo Voluntário e Julinho Lopes. Confira aqui o vídeo completo do encontro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *