Oficinas de embelezamento representam oportunidade para ingresso no mercado de trabalho

Uma iniciativa da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) e do projeto Mãos Amigas está representando para muitas pessoas a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Trata-se de um conjunto de oficinas no ramo de embelezamento que, de forma gratuita, está garantindo qualificação profissional para moradoras de Mangabeira, em João Pessoa.

As oficinas contam com parceria da Federação Paraibana de Associações Comunitárias (Fepac) e da Associação Prosind, local onde as atividades estarão acontecendo até a próxima terça-feira (10). Elizabeth Narcisa, moradora em Mangabeira VIII, é uma das alunas e conta o que representa essa oportunidade em sua vida.

“Estou me sentindo privilegiada, achando tudo perfeito porque esta oficina veio em uma hora muito urgente na minha vida. Estou desempregada e para além do aprendizado, essa oficina representa um momento de superação, pois penso em abrir meu próprio negócio ou mesmo trabalhar para alguém”, disse Elizabeth, que está fazendo a oficina de extensão de cílios.

Já Rosimery Batista, moradora em Mangabeira VI, está participando da oficina de unhas em gel e conta que é a primeira vez que envereda por essa área porque antes não tinha recursos para fazer investimentos. “Muitas vezes o que nos impede de fazer é a falta de dinheiro. Então quando vi essa chance, não pensei duas vezes. Estou adorando e já pensando em fazer outros cursos nesta área”, afirmou.

Ana Leonora, Chefe de Núcleo Regional da SEPP e coordenadora do projeto Mãos Amigas, explica que o propósito das oficinas é justamente este: o de oferecer oportunidades para quem precisa. “Sabemos que o mercado de embelezamento é muito promissor e os investimentos, em geral, não costumam ser baratos”, disse.

As facilitadoras das oficinas são integrantes do projeto Mãos Amigas, que tiveram formação e qualificação via Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Jéssica Silva está orientando a oficina de unhas em gel; Leda Albuquerque, a de extensão de cílios; e Janete Clear, a de designer de sobrancelhas. “Podemos dizer que nossas alunas estão em boas mãos”, afirmou Ana Leonora.

E é o sentimento que tem Tais Selintro, que mora em Mangabeira VII. “Me senti muito acolhida e tudo está sendo passado de uma forma que a gente entende direitinho. Todas as dúvidas, as meninas respondem. Estou bem feliz”, salientou.

O secretário executivo da Participação Popular, Thiago Diniz, salientou que foi tudo pensado para garantir qualificação para as participantes, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. “Isso nos mostra que as oportunidades são necessárias e a Prefeitura de João Pessoa vem fazendo sua parte com muita excelência. Nós estamos muito satisfeitos com esta parceria que, com certeza, vai dar muitos frutos”.

Solidariedade – As 100 pessoas que se inscreveram para participar das oficinas não pagaram em dinheiro. Cada uma contribuiu com dois quilos de alimentos não perecíveis que serão devidamente armazenados para serem doados no mês de dezembro. De acordo com Ana Leonora, outras oficinas e cursos serão ofertados até dezembro e todos eles serão gratuitos, mas com doação de alimentos. “Achamos que uns precisam ajudar outros. Trabalhamos com solidariedade”, afirmou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *