Desfile em comemoração à Semana de Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar reúne mais de 1.500 pessoas – Agência de Notícias

A manhã chuvosa deste domingo (8) não impediu a população de prestigiar o desfile em comemoração à Semana de Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. O evento, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), aconteceu na Avenida Bandeirantes, localizada no bairro Brigadeiro Tobias, na Zona Leste da cidade, reunindo mais de 1.500 munícipes.

A iniciativa, em comemoração ao dia 4 de outubro, data de nascimento de Rafael Tobias de Aguiar, foi viabilizada mediante envio de recursos de emenda parlamentar destinada pelo vereador Fábio Simoa, para homenagear o patrono do bairro.

Desde 2015, o evento não vinha sendo realizado e foi retomado, no último ano de 2022, pela atual Administração Pública, por meio da Secult e com o apoio da Câmara Municipal, por meio do vereador. “É um orgulho imenso participar de ações que enaltecem tradições acerca da história da nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos pelo lindo desfile e, principalmente, pela dedicação em manter viva a cultura sorocaba”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, presente no ato.

A abertura ficou por conta da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) da Polícia Militar, seguida pelas equipes do Tiro de Guerra e do CEPM (Centro de Educação Pré-Militar). Após, participaram do desfile o grupo Desbravadores e Aventureiros, as fanfarras da E.M. “Matheus Maylasky”, da E.E. “Francisco Eufrásio Monteiro”, do Colégio Dom Bosco e do Colégio Akalanto.

Além das apresentações musicais, também marcaram presença os alunos da E.M. “Milton Leite”, da E.M. “Tadeusz Jozefczyk” e da E.E. “Brigadeiro Tobias”. Ainda, abrilhantaram o momento de homenagem ao patrono, alunos da Escola de Dança Vânia Antonio, o Grupo de Jiu-jítsu Guego BJJ Team, o Grupo de Zumba do Centro Esportivo de Brigadeiro Tobias, a Terapia Ocupacional Uniso, o Projeto Centrinho (Associação dos Moradores do Bairro Jardim Eldorado), a Narcóticos Anônimos e as comitivas Sítio no Rancho, Rancho do Buiu, Tropa Sorocabana e Tropa do Tupã.

Para finalizar com chave de ouro, houve a apresentação de organizações motorizadas, como do CPI-7, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Jeep Club.

“Brigadeiro Tobias é reconhecido pela sua generosidade, deixando um legado que, hoje, conta com lindas homenagens. O objetivo da Secretaria de Cultura é promover o resgate do civismo, da cultura, do patriotismo e da história”, ressaltou o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Alunos da escola que leva o nome do homenageado, E.E. “Brigadeiro Tobias”, Júlia Gabrielle da Silva Bezerra, de 14 anos, e Raul de Oliveira Medeiros, de 17, exibiam orgulhosos os trajes típicos da época do patrono, que vestiram para prestar homenagem durante o desfile. “Essa é uma tradição muito interessante e nós ficamos animados em participar da atividade, que conta nossa própria história”, disse a aluna.

Acompanhando a dupla, estava Tânia Graciele, mãe de Júlia, que aprovou o evento, destacando a importância do envolvimento dos jovens nas atividades propostas pelas escolas. “Estou feliz com o desfile! Dessa forma, trouxemos momentos valiosos da nossa tradição e, ainda, incentivamos os jovens a participarem das ações culturais que são oferecidas em aula”, pontuou.

Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Secult, Luiz Antonio Zamuner, também estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Sorocaba (FSS), Sirlange Frate Maganhato, o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro, a gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação (Sedu), Ana Paula Fernandes, representando a secretária da Pasta, Marlene Leite, a dirigente regional de ensino da Rede Estadual de Sorocaba, Rossenilda Gomes Faria, o vereador Fábio Simoa e a assessora Tainara Santos, representando o vereador Rodrigo do Treviso.

Sobre Brigadeiro Tobias
Rafael Tobias de Aguiar sempre esteve envolvido com a vida pública. Foi conselheiro do Governo Provincial, depois foi deputado providencial e deputado-geral em várias legislaturas. Dez anos apenas após ter iniciado sua vida pública, ele chegou ao respeitável posto de presidente da Província de São Paulo, cargo que ocupou por duas vezes. Em seus mandatos, ganhou a admiração pública por conduzir ótimas gestões administrativas e investir o próprio salário em melhorias nas escolas e em obras públicas e de caridade.

O Brigadeiro Tobias de Aguiar foi um dos principais nomes do movimento liberal no século 19 e um dos líderes da Revolução Liberal de 1842. É considerado patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Fotos: Marcel Herrera – Secom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *