Novo espaço traz comodidade e apoia a população que procura lazer no Parque dos Poderes – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O verde que predomina no Parque dos Poderes oferece a brisa fresca convidativa à atividade física. Seja com o cão da família, de bicicleta, triciclo ou à pé, o local se tornou um espaço de uso comum para o lazer e recreação da população nos fins de semana. Agora, um importante ponto de apoio para os curtem esse espaço está ativo para quem queira ali usar.

Foi inaugurado neste domingo (8) pelo governador Eduardo Riedel próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, na avenida Poeta Manoel de Barros, esquina com a rua Gardênia, o Centro de Multiplo Uso ‘Arquiteta Zuleide Simabuco Higa’. Secretários de Estado e parlamentares compareceram.

“Quando nos chegou a vontade da comunidade em fechar as ruas do Parque dos Poderes aos sábados e domingos [hoje denominado projeto Domingo no Parque] começamos a fazer a articulação para isso se concretizar e fizemos a experimentação, e a coisa foi crescendo”, explica o governador sobre o estopim para que a região se tornasse uma área de lazer aos fins de semana.

Riedel continua ainda que no mesmo momento surgiu a discussão para revitalizar o Parque e assim também o trabalho com a Zuleide para construir o projeto, hoje posto para a população. “Foi quase um ano de pensamento e a todo momento em sentava com ela, pois era ela quem dava o tom, pensava no detalhe do banco que as pessoas estão sentadas ali. Aquele vaporizador ali, foi ela que pensou. A Zuleide se envolveu com cada detalhe”, frisa.

“Nesse parque todo a Zuleide está presente, mas não só aqui, mas em toda Campo Grande, em vários municípios de Mato Grosso do Sul”, completa o governador em seu discurso lembrando da homenageada do dia e que vai nomear o espaço construído em 10 meses.

Ao término da obra, foi aberto em edital processo para repasse da gestão e manutenção do espaço à comunidade. A responsabilidade por esse trabalho no local, que tem 168 m² de área construída, ficará com a associação de ciclistas FireBikers. “Que a gente siga em frente nesse parque maravilhoso, que é de vocês, de Campo Grande, dos sul-mato-grossenses, e a gente continua trabalhando pelas pessoas e para as pessoas”, conclui Riedel.

Reconhecimento

Rene Yocitatsu Higa é o marido de Zuleide, que se foi aos 65 anos em 2022. Além de seu legado na arquitetura, os filhos Mars, Marc e Tamilyn fazem parte dessa história de décadas no Estado. “O nome dela gravado nesse espaço materializa o sentimento de gratidão, de carinho e de amor por ela, juntamente ao reconhecimento aos serviços prestados às comunidades campo-grandense e sul-mato-grossense”, disse, emocionado, Rene.

“Acreditamos também que essa homenagem é um lembrente da nossa Zuleide, uma recordação para as pessoas que tiveram a oportunidade e o privilégio de conhece-la, e talvez instigue aqueles que passarem por esse centro a terem a curiosidade de saber quem foi a arquiteta que nomeia esse espaço, procurando sobre isso e perpetuando seu nome. Tenho certeza que minha querida Zuleide está feliz e orgulhosa com essa homenagem, assim como nos familiares”, finaliza.

O secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, destacou a merecida homenagem à Zuleide e a apontou como grande parceira e amiga, que estará sempre presente nas memórias, por ter personalizado a mulher forte, comprometida com suas raízes.

“Estou feliz de estar aqui inaugurando esse espaço que estamos desde 2015 pensando em fazer, essa área que agora as pessoas tem para sua qualidade de vida. E esse centro vem para ser um ponto de apoio, para as famílias virem. Tenham certeza que a Zuleide está viva com a gente, em suas obras, muitas assinadas por ela e que fazem a diferença à população”, afirma.

Além de Riedel, Miranda e Rene, a primeira-dama Mônica Riedel, a secretária de Administração, Ana Nardes, o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, os senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina, o deputado federal Luiz Ovando e o deputado estadual Roberto Hashioka estiveram no local.

Centro de Multiplo Uso

O novo espaço no Parque dos Poderes conta com sanitários masculino e feminino, banheiro especial, fraldário, multiestação de ginástica ao ar livre, um tótem vaporizador de água para que os usuários do parque se refresquem, bebedeouro em inox, playground, calibrador de pneus, kit coletor de fezes de animais e kit ferramenta para bicicletas.

Além disso, o local conta com uma sala de estar, uma lanchonete e uma sala que será destinada para atividades do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Aos fundos, um estacionamento de 170 m² foi criado, oferecendo vagas para carros e motos. Ao todo, o investimento no espaço foi de R$ 2 milhões.

 

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *