Campanha completa 2 semanas nas ruas com resultado positivo

Lucas Lemes


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nesta terça-feira (10), a campanha “Não dê esmola, dê cidadania” completa duas semanas de ações nas ruas de São José dos Campos. E já apresenta resultados positivos. No comparativo entre setembro e outubro, 41 pessoas deixaram as ruas da cidade (de 213 para 172), o que corresponde a uma queda de 19,25%.

As equipes da campanha percorrem todo o munícipio com informação, orientando sobre a melhor forma de ajudar, além de apresentarem o trabalho que a Prefeitura desenvolve para acolher e dar uma nova chance aos que se encontram em vulnerabilidade.

E o resultado tem sido positivo. Não só pela aceitação nas ruas, mas pelos dados da população de rua levantados pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

A Campanha

De caráter permanente, a campanha “Não dê esmola, dê cidadania” busca ampliar a divulgação sobre o atendimento oferecido pela Prefeitura às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa desestimular os munícipes a dar esmolas, pois faz com que essas pessoas recusem o acolhimento e permaneçam na rua.

As equipes estarão por toda a cidade, acompanhadas por guardas municipais e agentes de trânsito, com o objetivo de engajar a população, principalmente nos semáforos, onde é mais comum a oferta de esmolas.

Incentivo à Cidadania

Com 10 vans e três carros de suporte, a equipe de abordagem é formada por 69 agentes para acolher as pessoas, com atuação 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Os abrigos municipais estão preparados para acolher todos que estão em situação de rua. A pessoa que aceita ajuda é levada ao Centro Pop, onde é feita a triagem e o encaminhamento para o local adequado.

A Prefeitura também disponibiliza oficinas e atividades de convívio e socialização pelo Centro Pop, com o objetivo de incentivar os munícipes no seu desenvolvimento pessoal e profissional, oferecendo mais qualidade de vida e oportunidade para voltar para o mercado de trabalho.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *