Prefeitura realiza oficinas de aproveitamento de produtos em parceria com faculdade

Além da promoção da segurança alimentar que a Prefeitura de João Pessoa realiza por meio dos seus Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), oferece à população em situação de vulnerabilidade cursos e oficinas sobre como aproveitar melhor os alimentos no dia a dia.  

É o caso da parceria entre a Sedes e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que por meio do curso de Gastronomia da instituição, dentro de seu projeto de extensão, está ensinando 13 mulheres da Comunidade São Rafael, inseridas no programa João Pessoa Sustentável, receitas com diversos alimentos que fazem parte da nossa cultura, como a laranja, jerimum, coco, macaxeira e que dentro da temática natalina pode, além de aprender novas receitas, também utilizá-las como meio de complementar a renda da família.  

“A cada semestre realizamos o projeto ‘Cozinha que educa e transforma’ dentro do curso de Gastronomia para que, além do aproveitamento melhor dos produtos, também possamos despertar a criatividade com um produto de baixo custo, mas rico nutricionalmente”, completou o professor Tássio Medeiros, idealizador do projeto, que este ano tem a novidade de também dar para essas mulheres as ferramentas de conhecimento para que possam vender os produtos que aprenderam a fazer, através dos alunos do curso de Administração da mesma faculdade.  

Uma das alunas e moradora da São Rafael é Maria da Guia, de 27 anos e que pretende comercializar as receitas aprendidas no curso. “Eu gosto muito de fazer bolo e com o que estou aprendendo aqui, principalmente sobre como aproveitar tudo que a fruta tem, acho que vou poder colocar pra frente meu sonho de poder vender meus bolos e colocar na prática tudo que aprendi”, reforçou.   As aulas acontecem até o próximo dia 25 e as alunas receberão certificados.  

Alimentação garantida  

A Prefeitura de João Pessoa mantém dois Restaurantes Populares e seis Cozinhas Comunitárias, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As duas unidades do Restaurante Popular nos bairros de Mangabeira e Varadouro abrem para o público em geral com refeição pelo valor simbólico de R$ 1,00, com um cardápio acompanhado por nutricionistas, seguindo as diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), com atendimento iniciando a partir das 10h.  

As seis Cozinhas Comunitárias que atendem o Bairro dos Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó, Bela Vista e Jardim Veneza também funcionam normalmente fazendo a entrega gratuita de refeições às famílias em vulnerabilidade social que estão cadastradas nos equipamentos.  

“Mantemos o compromisso de que as pessoas em vulnerabilidade social tenham seu alimento e não poderíamos deixar este momento de feriado prolongado de fora. Estaremos com nossos equipamentos funcionando e provendo a segurança alimentar que tantos precisam.”, reforçou Norma Gouveia, secretária da Sedes.  

Segurança Alimentar – No primeiro semestre de 2023, as Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares de João Pessoa distribuíram 592.200 refeições. Também faz parte da cadeia de segurança alimentar o Banco de Alimentos, que distribui mais de 540 toneladas de alimentos para 95 instituições como ONGs, hospitais, associações comunitárias e entidades filantrópicas no município de João Pessoa.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *