São José é pentacampeão consecutivo dos Jogos Abertos

Nei José Sant’Anna


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos conquistou nesta sexta-feira (13) o título de campeão da 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que termina neste sábado (14) em São José do Rio Preto. É o quinto título consecutivo na competição, um feito inédito para o esporte joseense.

Com os resultados alcançados pelas equipes nesta sexta, São José chegou a 230 pontos e não pode mais ser alcançada pela segunda colocada, Santos, no momento com 207. São Caetano, que vinha em segundo, foi ultrapassada pela cidade do litoral e aparece com 176 pontos, na terceira colocação.

O título joseense foi conquistado de forma antecipada, um dia antes do fim dos Jogos, devido ao ótimo desempenho das equipes nesta sexta: foram cinco medalhas de ouro (vôlei feminino sub-21, taekwondo masculino, taekwondo feminino, kickboxing masculino e damas feminino), além do bronze no kickboxing feminino.

O último ouro do dia veio com as meninas do vôlei, que derrotaram Vinhedo por 3 sets a 1, parciais de 25×19 / 19×25 / 25×21 / 25×22.

Até o momento, as equipes joseenses conquistaram 13 troféus de campeão (ouro), 10 de vice (prata) e dois de terceiro colocado (bronze). Neste sábado (14), o futsal feminino pode ganhar mais um ouro, enfrenta Araraquara, e o vôlei masculino, que perdeu a semifinal para Campinas por 3 a 1, disputa a medalha de bronze contra Itatiba. Outras três medalhas podem vir na damas masculino e no badminton masculino e feminino.

Hegemonia

Este foi o sétimo título joseense ao longo de 85 anos de história da competição, conquistados nos anos de 1969 (Araraquara), 2014 (Bauru), 2017 (consórcio ABC – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), 2018 (São Carlos), 2019 (Marília), 2022 (São Sebastião) e agora em 2023 (São José do Rio Preto). Em 2020 e 2021 os Jogos não foram realizados devido à pandemia de covid-19.

Para o chefe da delegação joseense nos Jogos, Claudemir Cabral, o resultado é fruto de um grande trabalho dos atletas, comissões técnicas e equipe de apoio da Prefeitura.

“Com muito alegria levamos mais um título para São José dos Campos. Sabíamos que não seria fácil, pois Santos e São Caetano viriam fortes para brigar pelo título. Mas nossa delegação, com muito empenho, dedicação e planejamento, conseguiu buscar o quinto título consecutivo da competição. Meu agradecimento à Prefeitura, pela confiança e investimento, e à equipe técnica da secretaria, que se dedicou durante 15 dias para dar todo o suporte para que os atletas pudessem trazer mais um troféu para casa”, afirmou.

São José competiu com 46 equipes em 26 modalidades e 411 atletas (199 homens e 212 mulheres). A delegação contou ainda com 90 membros de comissões técnicas e 73 de equipe de apoio, totalizando 574 pessoas.

Balanço da participação joseense

Ouro

Basquete feminino sub-21
Capoeira feminino
Handebol feminino sub-21
Karatê masculino
Karatê feminino
Xadrez masculino sub-21
Xadrez feminino livre
Tênis feminino sub-21
Wrestling masculino
Wrestling feminino
Kickboxing masculino
Damas feminino
Vôlei feminino sub-21

Prata

Boxe masculino
Boxe feminino
Capoeira masculino
Supino misto
Judô feminino
Judô masculino
Tênis de mesa masculino livre
Kickboxing feminino
Taekwondo masculino
Taekwondo feminino

Bronze

Ginástica rítmica
Basquete masculino sub-21

Quarto lugar

Malha
Tênis de mesa feminino livre

Quinto lugar

Ciclismo feminino
Ginástica artística masculino

Sexto lugar

Bocha

Sétimo lugar

Atletismo masculino
Futebol feminino

Oitavo lugar

Atletismo feminino
Biribol
Ciclismo masculino

Nono lugar

Natação masculino
Natação feminino

11º lugar
Ginástica artística feminino

ACOMPANHE O DESEMPENHO DAS EQUIPES JOSEENSE NA PÁGINA ESPECIAL DOS JOGOS AQUI.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *