Super Merendeiras: receitas vencedoras entram no cardápio

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

A “Delícia de Frango da Maria Letícia” e o “Mousse de Maracujá da Mônica” irão fazer parte do cardápio da rede municipal de ensino a partir de 2024. As receitas venceram o concurso Super Merendeiras 2023 nesta terça-feira (10) na Emefi Luiza Maria Guratti, no Setville. 

A competição teve início em maio deste ano, com 25 receitas inscritas, e movimentou a hora do intervalo das escolas da rede municipal, com muita torcida e criatividade. O critério principal era usar ingredientes da merenda escolar, com toque especial inovador para agradar o paladar dos alunos.

Durante o evento da final, quatro receitas foram avaliadas pela turma de alunos do 5º ano A da Emefi Luiza Guratti. O júri formado pelos estudantes degustou os pratos: “Feijoada Alegre”, da merendeira Lucélia de Jesus da Emefi Maria Ofélia (Jd Limoeiro), “Delícia de Frango”, da merendeira Maria Letícia da Emefi Leonor Galvão (Vila Industrial), “Mousse de Maracujá”, da merendeira Mônica Pinheiro da Emefi Silvana Maria (Jd das Cerejeiras) e o “Bolo de Beterraba com Cacau”, da Simone Dias Costa, que trabalha na Emefi Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro).

Merenda com qualidade e sabor

“A sensação de ganhar o concurso é ótima e emocionante. Fiquei muito feliz em ver o sorriso das crianças e receber todo o apoio da equipe da escola. Achei essa iniciativa muito boa, quando fui criar minha receita, ouvi os alunos e meus filhos”, contou emocionada Maria Letícia, vencedora na categoria receita salgada. 

“Eu estou me sentindo grata e animada porque no ano que vem meu nome vai estar na merenda. O processo foi bem legal, experimentei receitas e pensei em ingredientes para substituir o leite condensado e o creme de leite no mousse e as crianças participaram bem. Foi desafiador e muito especial”, comentou Mônica, vencedora na categoria receita doce. 

Os amigos de 11 anos Jonathan Wallace Leite Gomes de Sousa, Davi Pereira de Sousa e Miguel Vitorio Carvalho gostaram da atividade diferente na escola e acharam todas as receitas deliciosas. 

“Participar como jurado foi muito diferente e achei importante. Experimentei todos os pratos, o meu favorito foi o Delícia de Frango”, disse Jonathan.

“A comida da escola é muito boa, gosto de estudar e aprender aqui. Foi muito bom experimentar os pratos. Na sala de aula tivemos uma atividade sobre alimentação, é importante falar sobre isso e evitar jogar comida fora”, destacou Davi. 

“Fiquei em dúvida sobre o que escolher porque estava tudo muito gostoso. O que eu mais gosto na escola é da merenda e minha matéria favorita é matemática. As atividades sobre alimentação são importantes”, comentou Miguel. 

Para Evellyn Vitória o capricho das cozinheiras foi importante para que o concurso desse certo. “Amei as comidas, todas maravilhosas, foi muito difícil escolher minhas favoritas. Gostei da torta de frango e do mousse de maracujá, ano que vem vamos poder comer na merenda”, afirmou.

Confira o vídeo

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *