Prefeitura de Cuiab | Pinheiro palestra em frum de lderes empresariais em SP sobre casos de sucesso em sustentabilidade de Cuiab

O prefeito Emanuel Pinheiro foi convidado para ser um dos palestrantes do Fórum LIDE ESG, que acontece nesta terça-feira (17), em São Paulo. O Fórum é uma realização do Grupo de Líderes Empresariais – LIDE, presidido por João Dória Neto e do LIDE SUSTENTABILIDADE, presidido por Roberto Klabin. Na ocasião, o gestor municipal fará uma exposição sobre “Políticas Públicas na Defesa da Biodiversidade”. O evento reunirá líderes empresariais e especialistas para discutir sobre sustentabilidade. Entre os palestrantes, os únicos políticos são o governador do Amazonas, Wilson Lima, o governador do Acre, Gladson Cameli e o prefeito de Cuiabá.

As transformações que o prefeito Emanuel Pinheiro vem promovendo na capital mato-grossense, sobretudo as boas práticas na área do saneamento básico, vem chamando a atenção em nível nacional, o que inclusive rendeu dois prêmios consecutivos para Cuiabá. Em novembro de 2022, Cuiabá foi premiada pelo Instituto Trata Brasil (ITB) por ter a melhor média de investimento anual em saneamento básico por habitante e em agosto deste ano, a capital recebeu o prêmio na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”.

“Cuiabá está se consolidando como um exemplo no que diz respeito ao saneamento básico. Reconhecemos plenamente o valor desta iniciativa para o nosso município e, por isso, a colocamos como prioridade. Estou extremamente satisfeito por participar deste momento histórico em benefício das famílias cuiabanas. Uma cidade com saneamento adequado atrai investimentos, cria mais oportunidades e promove dignidade para seus habitantes. Estamos firmemente comprometidos com a universalização do saneamento, visando o bem-estar das atuais e futuras gerações. Promovemos uma verdadeira revolução subterrânea, o que demonstra nosso respeito pela população, pela saúde e pelo meio ambiente.”

Outra iniciativa muito elogiada nacionalmente foi a criação do IPTU Sustentável, regulamentado pela lei municipal nº 515/2022, iniciativa tem como objetivo a concessão de até 25% de desconto sobre o valor residual aos imóveis residenciais, comerciais, industriais e condomínios horizontais que adotarem algumas das mais de dez tecnologias renováveis, com a validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período, após a emissão do parecer positivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADES), atinente às exigências pré-estabelecidas.

“É esse conceito macro de sustentabilidade, que nos leva a transformar a nossa capital em exemplo de desenvolvimento sustentável. Cuiabá está na linha de frente das mudanças, como uma das primeiras capitais do país a implantar esse conceito. Queremos servir de incentivo para as demais cidades, além de ajudar os ecossistemas, pensando no futuro e nas próximas gerações”, concluiu Pinheiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *