Prefeitura de Cuiab | Especial Espetculo Simininas: banda de percusso do programa se apresenta com ousadia e emociona a plateia

Mais de 50 meninas participaram da terceira apresentação do espetáculo “O Reino Encantado das Simininas”, no último domingo (15), no teatro Zulmira Canavarros. Elas fazem parte da banda de percussão melódica do programa Siminina, que é oficialmente composto por 80 talentosas integrantes. 

Sob a direção do maestro Jonas Fhilippe e a coordenação geral de Paulo dos Santos, a banda das Simininas teve a honra de abrir o palco das apresentações no Teatro Zulmira Canavarros, antes da realização do espetáculo “O Reino Encantado das Simininas”. Elas encantaram a plateia com seis peças musicais, incluindo “Dobrado Conquista do Paraíso”, de Vangelis, “Lágrimas e Chuva”, dos compositores Leoni, Bruno Fortunato e George Israel, “Malandragem”, de Cazuza e Roberto Frejat, um pot-pourri de Alceu Valença, com as músicas “Anunciação” e “La Belle de Jour”, “Apaixonadinha”, dos compositores Filipe Escandurras e Rafinha RSQ, e “Applause”, da cantora Pop Lady Gaga.

A performance das Simininas foi calorosamente recebida pelo público, que retribuiu com aplausos e grande empolgação. Além de familiares e amigos das artistas, o prefeito Emanuel Pinheiro, apoiador do programa, a madrinha e primeira-dama Márcia Pinheiro, o deputado federal Emanuelzinho e representantes empresariais do ramo de construção e da BPW Mulher também se uniram aos aplausos.

Márcia Pinheiro expressou sua satisfação com o progresso do programa. “Começamos com a primeira banda de fanfarra com as Simininas da unidade do bairro Três Barras. Com a criação da unidade do Capão do Gama, fizemos a fusão das duas corporações com o objetivo de elevar o nível das apresentações e aprimorar o desenvolvimento técnico das participantes. O resultado que vemos hoje é este encantamento e suavidade em cada interpretação musical realizada por essas talentosas jovens. Isso nos inspira a acreditar ainda mais, pois onde há vida, há sonhos, e onde há sonhos, é possível descobrir grandes talentos”, declarou a primeira-dama. 

A coordenadora do Programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro destacou a importância do projeto da Banda e Percussão, que visa proporcionar às meninas atendidas uma educação musical como uma forma de incentivo à cultura local. Ressaltou ainda sobre o papel do projeto em promover o desenvolvimento de valores cívicos, cooperação, autodisciplina e civismo essenciais para a formação integral do cidadão.

Paulo César Santos, coordenador do projeto Banda e Percussão do Siminina, enfatizou a gratificação de fazer parte desse movimento que incentiva jovens a aprender a tocar um instrumento. Ele compartilhou: “No começo, achávamos que seria difícil, mas conseguimos superar as expectativas. O resultado tem gerado bons frutos e a visibilidade tem ultrapassado as fronteiras do Estado de Mato Grosso. Já recebemos convites para se apresentar em Santa Catarina, por exemplo, e com certeza, em um futuro próximo, poderemos expandir essas apresentações. Elas merecem esse reconhecimento pelo esforço no aprendizado”, destacou Paulo> 

Uma das alunas, Isabelly Maria, expressou seu amor pela música e sua vontade de continuar aprendendo: “Amo tocar na fanfarra. É uma experiência que não dá para explicar. Quero continuar com a música, levá-la para outros universos”, contou a Siminina. 

A mãe de Isabelly, Clariene Cristina da Silva, compartilhou seu agradecimento à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e à primeira-dama Márcia Pinheiro por oferecer essa oportunidade aos jovens e suas famílias, afirmando que é um ganho valioso que impacta positivamente suas vidas.

O programa Siminina é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e tem como madrinha a primeira-dama Márcia Pinheiro. 

A banda de percussão Simininas é composta por talentosas integrantes que tocam gongos, surdos, pratos, faixas, escaletas, teclas, além de bateria e pavilhão nacional. Seu sucesso e dedicação têm impulsionado a cena musical feminina em Mato Grosso e além das fronteiras estaduais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *