Saúde promove ação em alusão à campanha Outubro Rosa

Saúde promove ação em alusão à campanha Outubro Rosa




O ônibus itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Nova Iguaçu estacionou na Praça do Caonze, nesta segunda-feira (16), para atender aos moradores da região. Quem esteve no local pôde aproveitar os serviços de consultas médicas e odontológicas, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites.  Mais de 200 pessoas foram atendidas.

Em alusão à campanha Outubro Rosa, que alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, as mulheres fizeram avaliação médica e receberam encaminhamento para fazer o exame de mamografia, essencial para o diagnóstico precoce do câncer.

“Essa é uma oportunidade para fortalecer a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e para mostrar o compromisso da SEMUS em proporcionar serviços de saúde preventiva e apoio à saúde com atendimentos de qualidade à nossa população. O Outubro Rosa é um momento crucial para reforçar que a detecção precoce do câncer de mama pode salvar vidas”, disse o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Ane França, de 52 anos, moradora do bairro Juscelino, fazia sua caminhada matinal quando viu o ônibus estacionado na praça.  Ela, que já enfrentou um câncer de mama, aproveitou a oportunidade para checar a saúde. “Tive esse nódulo há três anos, consegui tirar, mas por orientação médica vou precisar fazer mamografia. Consegui o encaminhamento aqui. Vamos nos cuidar, não podemos deixar passar oportunidades como essa”, disse.

Já a Maria das Graças, de 45 anos, moradora do bairro Caonze, também aproveitou a ação para conseguir um encaminhamento para mamografia e também fazer a aferição da pressão arterial.  “Eu já estava há alguns meses tentando o encaminhamento para mamografia. Quando soube que aqui estava fazendo, não perdi tempo e vim garantir o meu para saber se está tudo bem comigo, com a minha saúde. Prevenção nunca é demais”, disse.

O próximo bairro a receber a ação é Austin. Será nesta terça-feira (17), na rua Carmen  Gomes, nº 302 – Em frente ao Colégio Altair Pimenta de Moraes, a partir das 10h.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *