“Sine Mais Perto de Você” e “Espaço do Empreendedor Mais Perto de Você” vão ajudar moradores de Nova Iguaçu no mercado de trabalho

“Sine Mais Perto de Você” e “Espaço do Empreendedor Mais Perto de Você” vão ajudar moradores de Nova Iguaçu no mercado de trabalho




A jovem Ana Clara dos Santos Ferreira, de 19 anos, busca sua primeira oportunidade de emprego. Ela esteve, nesta terça-feira (17), na tenda montada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR), na Praça Rui Barbosa, no Centro, para se inscrever no “Sine Mais Perto de Você”, programa que ajuda a população no cadastramento para vagas no mercado de trabalho. Para aqueles que querem empreender, há o “Espaço do Empreendedor Mais Perto de Você”, que facilita a instalação de empresas na região.

“Aqui na tenda de atendimento cadastrei meu currículo e fui orientada em como se comportar numa entrevista de emprego. Esses toques são fundamentais para conquistar uma vaga. Já fiz curso de banho e tosa, auxiliar de veterinária e gostaria muito de trabalhar numa pet shop, pois amo animais. Estou ansiosa e na expectativa de ser chamada”, comentou Ana Clara.

O programa oferece intermediação de mão de obra (balcão de empregos), captação de currículos, orientação para carteira de trabalho digital, além de serviços do Microempreendedor Individual (MEI), como emissão de guias de pagamento (DAS), abertura de microempresas de forma gratuita, inscrição em cursos e palestras, declaração de faturamento anual, parcelamento de dívida ativa com a Receita Federal e suporte para emissão de nota fiscal.

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) participou do lançamento na Praça Rui Barbosa ajudando no processo de seleção, contratação, inclusão de jovens por meio dos programas de aprendizagem e estágio, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que vai oferecer cursos de capacitação.

“A ideia é levar esses serviços para mais próximos da população, principalmente para aquelas pessoas que moram longe do Centro e alguns não possuem o dinheiro para a passagem por estarem desempregados. Vamos beneficiar a população no cadastramento para vagas de emprego. Isso é fundamental para o crescimento do mercado de trabalho na cidade, que gera uma média de 1.500 empregos por mês”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, Mário Lopes.

Uma van da SEMDETTUR vai percorrer os bairros do município levando serviços à população para cadastramento de vagas de empregos e emissão de carteira de trabalho digital. O veículo vai ficar estacionado em um equipamento da Prefeitura, como escolas ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Na próxima semana será definida uma programação com a lista das datas e os bairros que serão visitados nesta primeira etapa dos programas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *