Agência Minas Gerais | Governador e vice participam da abertura do 9º encontro do Cosud, em São Paulo

Gil Leonardi / Imprensa MG


O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta quinta-feira (19/10), da abertura da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado na cidade de São Paulo. O evento, que é realizado desde 2019, reuniu nesta edição governadores, vices e secretários de estado para debaterem ações de fortalecimento entre as unidades federativas envolvidas, abordando políticas públicas de interesse comum.

Os gestores públicos dos sete estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, participam do encontro. O objetivo é fortalecer a cooperação entre os governos de ambas as regiões e, assim, impulsionar ações socioeconômicas e ambientais a favor do desenvolvimento regional e nacional.

O Consórcio representa uma população de 119 milhões de habitantes que vivem em regiões que correspondem a 70% do PIB nacional.

O governador Romeu Zema ressaltou que o tema a ser discutido no encontro é de fundamental importância para o momento atual, onde as mudanças climáticas estão afetando diretamente a população. “Estamos em São Paulo para participar do 9º encontro do Cosud, um encontro muito importante, pois reúne governadores, secretários e lideranças de outros sete estados.  Desta vez, discutiremos pautas muito boas relacionadas ao meio ambiente e, também, com relação à segurança pública. Nosso objetivo é mostrar que esses sete estados têm muita responsabilidade ambiental e estão tomando uma série de ações para que fiquem cada vez mais seguros. E faremos isso com muito diálogo e aprendizado ao longo dos próximos dias”, afirmou o governador Romeu Zema.

O vice-governador Professor Mateus disse que o encontro é importante para alinhar ações entre os estados. “É essencial que esses sete participantes do Cosud atuem de maneira alinhada, buscando soluções e alternativas para problemas que impactam a população. É um momento de aprendizado e, também, uma oportunidade de compartilhar tudo aquilo que dá certo em cada gestão, melhorando a vida das pessoas  que estão na ponta”, ressaltou o vice-governador.

 


Gil Leonardi / Imprensa MG


Desenvolvimento verde

A 9ª edição do encontro debaterá o desenvolvimento do Tratado da Mata Atlântica e a criação de corredores ecológicos regionais. De acordo com os organizadores, a discussão deve ser acerca de formas para combater o desmatamento ilegal, compartilhando estratégias, tecnologias, metodologias e informações que deram certo em cada estado.

Os organizadores esperam ainda que os Estados pautem um planejamento para uma possível regulação climática Sul-Sudeste, para auxiliar na descarbonização. Além disso, 16 Grupos Temáticos de Trabalho (GTs) foram criados para discutir temas ligados à cultura, segurança, saúde, educação e outros.

Formalização

Minas Gerais formalizou, nesta quinta-feira (19/10), a adesão ao Cosud. A lei foi sancionada pelo governador Romeu Zema após aprovação na Assembleia Legislativa (ALMG), e publicada no Diário Oficial do Estado.

A legislação ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP) para a atuação em forma de associação pública, de natureza autárquica e interfederativa.

“Para mim, o Cosud, desde o início, com toda certeza, é um dos encontros mais marcantes que nós temos. Antes éramos um grupo, agora somos uma instituição formalizada. Isso significa que juridicamente, nós podemos agir e termos uma atuação muito maior. E isso precisa ficar claro: nós estamos aqui para somar e não para dividir. Esses sete estados têm o maior interesse que o país avance, e são os que mais podem contribuir, tanto pelo que representa de população, como também pelo que representa de produção. O Brasil vai dar certo e o Cosud vai contribuir muito para isso”, destacou o governador.

Cosud

O Cosud foi oficialmente formado em março de 2019, em Belo Horizonte. Desde lá, o evento já foi realizado por oito vezes e já passou por todos os estados associados. O encontro tem a participação de governadores, vices e secretários dos estados participantes, e tem como objetivo firmar acordos de cooperação sobre temas econômicos, ambientais e sociais dos envolvidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *